Economia

INE lança programa de recolha de dados

O Instituto Nacional de Estatística (INE) aborda, hoje, em conferência de imprensa, a realizar-se na sua sede, em Luanda, o início da recolha de dados no módulo dos agregados familiares que desenvolvem agricultura, pecuária e pesca em várias províncias do país.

17/03/2021  Última atualização 14H40
Conferência de imprensa divulga hoje critérios do RAAP © Fotografia por: Dombele Bernardo | Edições Novembro
Na comunicação que fez sair, o instituto explica ser objectivo do evento esclarecer a sociedade, apelar e sensibilizar o público-alvo, produtores familiares (agrícolas, pecuários e pesqueiros) a contribuírem com informações para a produção de um sistema estatístico integrado no país.
Na Lunda-Norte, por exemplo, 39 agentes de campo foram formados, em meados do ano passado, para assegurar o Recenseamento Agro-Pecuário e Pescas (RAPP).

Naquela ocasião, a província registava 1.343 criadores de gado bovino nos municípios do Caungula, Capenda Camulemba, Chitato, Cambulo e Lucapa. Até 2016, o Gabinete da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural, controlava 6.421 bovinos, 5.670 suínos, 5.177 ovinos, 6.582 caprinos e 40 mil aves.

O Recenseamento Agro-Pecuário e Pescas (RAPP), sob coordenação do Ministério da Economia e Planeamento, e execução do Instituto Nacional de Estatística (INE) permitirá aferir a actual conjuntura económica do país com a baixa registada devido ao surto de Covid-19.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia