Economia

INE lança inquérito sobre o PREI este mês

Ana Paulo

Jornalista

O primeiro Inquérito das Organizações Profissionais Representantes de Actores da Economia Informal (IOPREI) começa a 27 de Junho, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), informou terça-feira(14), em Luanda, o director-geral do Instituto Nacional de Estatística (INE), José Calenge.

15/06/2022  Última atualização 11H15
© Fotografia por: DR
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento garante a assistência técnica e financeira com uma contribuição de 100 mil dólares. O  IOPREI visa fornecer um diagnóstico dos impactos da crise a nível sectorial e macroeconómico e contribuir para as políticas e programas sectoriais do Governo.

Numa primeira fase, o processo inicia na província de Luanda, por um período de 90 dias e com a participação de 12 inquiridores, incluindo supervisores. O inquérito basear-se-á na recolha de dados primários, através de uma pesquisa de campo feita a nível de organizações, como federações, grupos profissionais, sindicatos e organização de empregadores.

José Calenge destacou que o processo vai decorrer em simultâneo, por meio de uma entrevista assistida e, por semana, cada equipa irá cobrir uma organização com uma média de 330 entrevistas. "Esperamos que este levantamento seja capaz de fornecer um diagnóstico dos impactos da crise a nível sectorial, sobretudo os feitos da Covid-19 na actividade económica, situação precária e outras barreiras, um processo de correcção de políticas impulsionadas pelo Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI)”, realçou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia