A Associação dos Hotéis e Resorts de Angola (AHRA) queixou-se, esta quarta-feira, das baixas taxas de ocupação, ausência de créditos financeiros bonificados, falta de uma central logística e de energia e água canalizada, em algumas zonas, para alavancar o sector.
A conferência "Doing Business in Angola" que decorreu, terça-feira, em Lisboa, reuniu empresários portugueses de destaque com experiência consolidada e aqueles que aspiram ingressar no mercado angolano.
A produção angolana de petróleo situou-se, em Agosto, em 34,995 milhões de barris, a uma média de 1,128 milhões de barris por dia (bpd), mais 2,6 por cento que os 1,099 milhões de bpd previstos para aquele período, de acordo com dados disponíveis na página electrónica da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biombustíveis (ANPG).
Os números da concessionária nacional de hidrocarbonetos também indicam que a produção de Agosto foi inferior em 1,8 por cento à de Julho, de 35,631 milhões de barris, de acordo com dados do relatório daquele mês, quando Angola assinalou uma produção dessa magnitude pela primeira vez em quatro meses.
O documento também dá conta de uma produção de 83,651 milhões de pés cúbicos de gás associado em Agosto, a uma média de 2.698 milhões de pés cúbicos por dia, com 1.294 milhões injectados, 721 disponibilizados a Angola LNG, 336 mil para geração de energia nas instalações petrolíferas e remanescente usado nas operações e escoamento do petróleo.
A produção de petróleo e LPG foi de 35,973 milhões de Barris de Óleo Equivalente (BOE), correspondente a uma média de 1,160 milhões de BOE por dia, num mês em que a eficiência operacional das instalações foi de 89,69 por cento, contra 91,77 por cento do inicialmente previsto. Os levantamentos de Angola foram de 34.880.041 barris, correspondendo a uma média de 1,125 milhões de bpd, ligeiramente abaixo dos 1,146 milhões previstos, com a ANPG a reclamar cerca de 10,127 milhões de barris ou 29 por cento do total, a Sonangol Pesquisa e Produção 5,394 milhões (15 por cento) e a Sonangol EP 2,438 milhões (7,00 por cento).
Actividade
intensa
O relatório declara que 14 unidades de sondagem estiveram em actividade nas concessões petrolíferas angolanas, mais uma que em Julho, revelando uma expansão das operações da indústria petrolífera nacional.
Foram realizados trabalhos em 27 poços, incluindo sete operações de intervenção, 17 de perfuração e completação, duas de pesquisa e uma de avaliação, cobrindo uma total de perfuração de 20.848 metros. Foram, ainda, concluídas três intervenções em poços produtores.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginOs concorrentes angolanos à 40ª edição do “Global Management Challenge”, aberta segunda-feira, que se disputa até amanhã, em Luanda, devem pensar em desafios de investimentos e estratégias que possam resultar em atracção de negócios para Angola.
A capital angolana acolhe, de 5 a 8 de Outubro, a 53.ª Conferência das Companhias Aéreas da África Austral, certame de referência no sector da aviação que vai reflectir sobre o desenvolvimento comercial em África.
Os efectivos da Polícia Nacional e membros Militares e Civis da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) participam, em Luanda, desde segunda-feira a 6 de Outubro, numa acção formativa multidimensional de logística denominada "Nguizani Logex".
Angola reiterou, terça-feira, em Nova Iorque, o compromisso com a abolição das armas nucleares, através do envolvimento do país em fóruns regionais e internacionais, bem como mediante a plena implementação do Tratado de Pelindaba.
A actriz afro-americana, Viola Davis, é a mais nova membro do Conselho Consultivo Presidencial sobre o Envolvimento da Diáspora Africana dos Estados Unidos da América, anunciou, terça-feira, o Chefe de Estado daquele país, Joe Biden.