Economia

Indústria petrolífera mais forte é crucial

Yola do Carmo

O futuro da Indústria petrolífera e a dinamização dos transportes para a consolidação da economia nacional foram as temáticas de discussão entre os especialistas, na quinta-feira, segundo dia da 2.ª edição do Angola Economic Forum.

16/06/2024  Última atualização 09H21
PCA do BFA, Maria Bernardo © Fotografia por: DR

A presidente do Conselho da Administração do Banco de Fomento Angolano (BFA), Maria do Carmo Bernardo, disse durante a abertura do segundo dia do fórum que o exercício é de extrema importância na medida em que permite aproximar especialistas nas diversas áreas de actuação e de diferentes stakeholders para uma troca de experiência e saberes, visando contribuir para o desenvolvimento e crescimento do país.

Maria do Carmo Bernardo, disse ainda que quanto à análise do sector dos Transportes, verificou-se  que o crescimento tem sido muito significativo nos últimos três anos, em função do crescimento muito relevante do transporte rodoviário colectivo de passageiros, quer na vertente inter-urbana, quer na vertente inter-provincial.

Por outro lado, a análise dos dados referentes às importações relacionadas com o sector permite ao país aferir um investimento significativo nos subsectores rodoviário e ferroviário em 2022 e 2023.

Para o ano de 2024 e os anos subsequentes, considera-se a relevância que o transporte colectivo de passageiros poderá ganhar, com a redução gradual dos subsídios aos combustíveis, bem como a relevância que o transporte de carga também pode atingir, tendo em conta os recentes desenvolvimentos no Corredor do Lobito e no Porto de Luanda. Espera-se assim que o sector dos Transportes continue a ter muito espaço para crescimento.

De acordo com as estimativas do Gabinete de Estudos, do BFA, o sector Petrolífero continua e continuará a ser bastante relevante, representando a esmagadora maioria das receitas da exportação, bem como das receitas fiscais. A expectativa para o fim do ano 2024 é de uma ligeira recuperação da produção em linha com a tendência do último ano e meio.

A 2ª edição do Angola Economic Forum, evento organizado pela Kwanza Economics, aconteceu entre os dias 12 e 13 deste mês.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia