Economia

Indústria de embalagem obtém incentivos

O Ministério da Indústria e Comércio incentiva o relançamento e fomento do sector do embalamento e empacotamento de produtos.

23/03/2021  Última atualização 11H15
Indústria de embalagens vai ser alavancada pelo Governo © Fotografia por: DR
A medida vem expressa no Decreto Executivo 63/21, aprovado e publicado no dia 17, que define as novas regras sobre importação de produtos pré-embalados.
Segundo uma nota, este Decreto estabelece que as importações de uma série de produtos identificados deverão, no prazo de 90 dias, passar a ser feitas a granel (Big Bags de pelo menos uma tonelada), passando o processo de empacotamento ou embalamento a ser feito no país.

Esta medida, avança a fonte, irá gerar ganhos para o país, já que os produtos vão ser importados a preços mais baixos, para além de que vai alavancar o surgimento de muitas pequenas e médias indústrias de embalamento e logística, geradoras de vários postos de trabalho.
De entre as múltiplas vantagens da aplicação deste Decreto, que coloca Angola ainda mais alinhada com as melhores práticas internacionais a nível do comércio e distribuição alimentar, importa realçar a poupança de divisas, tanto na compra dos produtos, como pelo facto de operações de embalamento passarem a ser executadas em Angola.

"Contamos com o apoio dos operadores/importadores, e uma já importante capacidade instalada, capaz de dar resposta a este desafio que vai trazer grandes benefícios para o consumidor, que passará a contar agora com uma série de produtos em quantidade e medidas mais ajustadas ao seu poder de compra", aponta o comunicado do Ministério da Indústria e Comércio.
Sem prejuízos das regras do mercado, avança a fonte, o Decreto acautela o licenciamento à importação, em pequenas embalagens, de certos produtos em casos "muito concretos".

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia