Os acordos entre Angola e a Zâmbia no domínio rodoviário e ferroviário, que prevêem a construção de um ramal a partir do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB) até à Zâmbia, assinalam uma nova era para o sector empresarial na província do Moxico.
A privatização da empresa de Transportes Colectivos e Urbanos de Luanda – TCUL E.P continua na agenda do Estado, mas com a necessidade de se concluir o processo de saneamento económico-financeiro, e também da reestruturação ainda em curso.
O Índice de Preços de Alimentos da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), caiu 0,3 por cento em Novembro.
O indicador ficou em 135,7 pontos, seguindo em queda após bater seu nível mais alto em Março, com a invasão da Ucrânia pela Rússia.
O preço dos cereais caiu 1,3 por cento em relação ao mês anterior, mas ainda está 6,3 por cento mais alto em comparação ao ano passado.
O trigo e milho ficaram mais baratos 2,8 e 1,7 por cento respectivamente, influenciados pela extensão da Iniciativa de Grãos do Mar Negro. Já os preços internacionais do arroz subiram 2,3 por cento.
Os valores do óleo vegetal subiram 2,3 por cento em Novembro, encerrando sete meses consecutivos de queda.
Os preços internacionais dos óleos de palma e soja subiram, enquanto os de colza e girassol caíram. Os lácteos tiveram uma queda de 1,2 por cento desde Outubro, com as cotações mundiais de manteiga, desnatado e leite em pó integral caindo, em meio a uma redução na demanda de importação.
Já a procura por queijo aumentou, em parte devido a disponibilidades de exportação menos dinâmicas dos principais países produtores do Oeste da Europa.
Segundo a FAO, a carne ficou 0,9 por cento mais barata em Novembro, com a queda dos preços internacionais da carne bovina.
A queda foi puxada pelo aumento da oferta de exportação da Austrália e pela já alta oferta do Brasil, apesar da forte demanda de importação da China.
Por outro lado, os preços mundiais de todos os outros tipos de carne se recuperaram, liderados por cotações mais altas da carne ovina.
De acordo com o índice da FAO, o açúcar subiu 5,2 por cento em Novembro, influenciado pela forte compra em meio à oferta global reduzida com os atrasos na colheita nos principais países produtores e o anúncio da Índia de uma cota de exportação de açúcar mais baixa.
Previsão da produção
O Relatório de Oferta e De-manda de Cereais da FAO divulgou na passada sexta-feira indica uma redução na previsão para a produção mundial de cereais em 2022, que agora é de cerca de 2,7 milhões de toneladas, uma queda de 2,0 por cento em relação a 2021.
A redução reflecte as perspectivas de baixa produção de milho na Ucrânia, onde o impacto da guerra tornou as operações pós-colheita excessivamente caras.
A FAO também reduziu a previsão de produção global de trigo para o ano, mas, apesar desse corte, o novo número de 781,2 milhões de toneladas permaneceria um recorde. Espera-se que a produção global de arroz caia 2,4 por cento abaixo da alta histórica do ano anterior.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA actual perspectiva do crescimento do segmento industrial em Angola é suportada pela existência de mais 170 projectos estruturantes concretos, em diferentes fases de desenvolvimento, que garantem a concretização da meta de 25 por cento das necessidades de electricidade com origem na indústria.
O ministro da Indústria e Comércio Victor Fernandes disse, esta sexta-feira, no encerramento do 1º Fórum Nacional, que as decisões saídas deste encontro deverão servir de matéria de abordagem permanente quer interna assim como nos encontros com outros departamentos ministeriais e parceiros externos.
A disponibilização de recursos avaliados em cerca de 5,7 mil milhões de dólares para o Plano Nacional de Fomento de Produção de Grãos (PLANAGRÃO), durante os próximos cinco anos, constitui uma das principais linhas orientadoras para o alcance da auto-suficiência alimentar projectada pelo Executivo até 2027.
A disponibilização de recursos avaliados em cerca de 5,7 mil milhões de dólares para o Plano Nacional de Fomento de Produção de Grãos (PLANAGRÃO), durante os próximos cinco anos, constitui uma das principais linhas orientadoras para o alcance da auto-suficiência alimentar projectada pelo Executivo até 2027.
Os acordos entre Angola e a Zâmbia no domínio rodoviário e ferroviário, que prevêem a construção de um ramal a partir do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB) até à Zâmbia, assinalam uma nova era para o sector empresarial na província do Moxico.
O Rei da Espanha, Felipe VI, acompanhado da Rainha Letizia Ortiz, chega hoje a Luanda, no cumprimento de uma visita oficial de três dias a Angola, a convite do Chefe de Estado, João Lourenço, para impulsionar as relações entre os dois países ao mais alto nível.
O Mestre FIDE Internacional, Eugénio Campos conseguiu o segundo lugar, no último sábado, pela equipa Associação Internacional de Xadrez para Deficientes Físicos (IPCA), medalha de prata e conquistou uma medalha de bronze a título individual, na primeira paralimpíada de Xadrez, decorrida em Belgrado, na Sérvia, de 29 a 5 de Janeiro.
O governador provincial do Cuando Cubango, José Martins pediu, a população, da cidade de Menongue, apoio ao combate cerrado à caça furtiva, abate indiscriminado de árvores e às queimadas anárquicas, face às dificuldades que os fiscais ambientais têm tido nesta região.
Assinala-se hoje, 6 de Fevereiro, a data da morte do Ohamba (rei) Mandume Ya Ndemufayo, que se suicidou em 1917, depois de resistir com tenacidade à invasão estrangeira. “Mandume Ya Ndemufayo teve uma morte heróica e demonstrou ser um líder com qualidades invulgares; a pátria antes de tudo, a soberania e integridade territorial estavam além das suas ambições pessoais, por isso deu a sua vida às causas mais profundas do povo Oukwanyama e da região vizinha”, diz em entrevista o historiador Tiago Caungo Mutombo.