Mundo

Índia faz buscas após desmantelar a rede

As autoridades da Índia realizam desde a semana em curso buscas em várias cidades do país, depois de desmantelar uma rede de tráfico de cidadãos indianos para lutar nas fileiras russas contra a Ucrânia, anunciaram em comunicado divulgado no país.

09/03/2024  Última atualização 13H05
© Fotografia por: DR

A Agência Central de Investigação (CBI, na sigla em inglês) "está a realizar buscas simultâneas em cerca de 13 locais" em sete cidades indianas, incluindo Nova Deli e Mumbai, disse, em comunicado.

As rusgas surgiram na sequência do desmantelamento de "uma importante rede de tráfico de seres humanos em todo o país que visava jovens ingénuos com a promessa de empregos lucrativos no estrangeiro", acrescentou a nota.

Até à data, as autoridades apreenderam cinco milhões de rupias (55 mil dólares), documentos incriminatórios e registos electrónicos, tendo também efetuado várias detenções de suspeitos para interrogatório no âmbito do processo.

Até à data, a agência identificou 35 casos de vítimas enviadas para o estrangeiro através destas redes.

A Índia comunicou na quarta-feira a morte de um cidadão indiano alegadamente aliciado para combater na guerra da Rússia contra a Ucrânia.

O caso foi denunciado por cerca de uma dezena de cidadãos indianos que, nas últimas semanas, insistiram que viajaram para Moscovo para apoiar o exército russo em tarefas secundárias, mas foram forçados a combater na linha da frente.

Desde o início da guerra na Ucrânia, em Fevereiro de 2022, a Índia tem apelado à população para que se mantenha afastada do conflito, no qual Nova Deli tem mantido uma posição neutra, evitando condenar a invasão russa.

A lei indiana proíbe os cidadãos de participarem em conflitos armados noutros territórios ou países com os quais Nova Deli está em paz.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo