Mundo

Índia conclui operação do maior acidente ferroviário do país

As autoridades indianas disseram, domingo, que concluíram as operações de resgate, após o acidente ferroviário mais mortal do país em mais de duas décadas, com a falha de sinal emergindo como a provável causa de morte de pelo menos 275 pessoas.

05/06/2023  Última atualização 09H48
© Fotografia por: DR

O número de mortos do acidente de sexta-feira à noite foi reduzido de 288 depois que se descobriu que alguns corpos tinham sido contados duas vezes, disse Pradeep Jena, secretário-chefe do estado oriental de Odisha. É improvável que a contagem aumente, disse este aos repórteres. "Agora a operação de resgate está completa."

Mas quase 1.200 pessoas ficaram feridas quando um trem de passageiros atingiu um trem de carga estacionário, que saiu dos trilhos e atingiu outro trem de passageiros que passava na direcção oposta perto do distrito de Balasore.

A State-run Indian Railways, que diz que transporta mais de 13 milhões de pessoas todos os dias, tem trabalhado para melhorar o histórico de segurança irregular, atribuído ao envelhecimento da infraestrutura.

O Primeiro-Ministro Narendra Modi, que se prepara para eleições previstas para o próximo ano, visitou o local no sábado para conversar com os socorristas, inspecionar os destroços e conhecer alguns dos feridos. "Aqueles considerados culpados serão punidos rigorosamente”, disse Modi.

Investigação

Uma investigação preliminar indicou que o Coromandel Express, indo de Kolkata para Chennai, saiu da pista principal e entrou numa pista de loop - uma pista lateral usada para estacionar trens - a 128 km/h (80 mph), embatendo no trem de carga estacionado na pista de loop, disse Jaya Varma Sinha, membro do Conselho Ferroviário. Esse acidente fez com que o motor e os primeiros quatro ou cinco treinadores do Coromandel Express saltassem os trilhos, caíssem e batessem nos dois últimos treinadores do trem Yeshwantpur-Howrah indo na direção oposta a 126 km/h na segunda pista principal, disse ela aos repórteres.

 

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo