Especial

Índia, 75 anos de Independência

O ano de 2022 é notável para a Índia e para os indianos espalhados pelo mundo, à medida que o país completa 75 anos da sua Independência Nacional, que ganhou do domínio britânico, exactamente no dia 15 de Agosto de 1947.

27/01/2022  Última atualização 07H35
© Fotografia por: DR
Desde a independência da Índia, começou um período pós-colonial em todo o mundo e muitos países tornaram-se independentes. Todos os anos, celebramos dois dias nacionais: o primeiro, no início do novo ano, a 26 de Janeiro, que é celebrado como o Dia da República, para comemorar o 26 de Janeiro de 1950, quando a constituição indiana entrou em vigor. O segundo, a 15 de Agosto, para comemorar a concretização da nossa Independência.

A maior

Com 1,4 biliões de habitantes, a Índia é a maior democracia do mundo no que à participação quantitativa diz respeito. Nas últimas sete décadas e meia, a democracia indiana progrediu e prosperou. Com mais de 900 milhões de eleitores, a Índia realizou com sucesso as 17 eleições gerais em sete fases, em 2019. Com 28 estados e 8 territórios da União, 22 línguas oficiais e estatuto laico, onde as pessoas seguem diferentes religiões como um direito fundamental, a Índia é um exemplo brilhante de "Unidade na Diversidade". Hoje, a Índia tem dois poderes infinitos - a democracia e a demografia. Com uma idade média de 28.4 anos, a Índia considera a sua juventude como um "dividendo demográfico", bem como um "motor de desenvolvimento".

Farmácia do Mundo

Este mês, a Índia alcançou o marco histórico de administrar 1.6 biliões de doses de vacina da Covid-19. A visão da Índia é de "Uma Terra, Uma Saúde" está a salvar milhões de vidas, ao fornecer medicamentos e vacinas necessárias a muitos países. A Índia forneceu medicamentos e kits médicos que salvam vidas a preços acessíveis a mais de 150 países e também partilhou a produção de vacinas com 95 outros países e com as forças de manutenção da paz da ONU.

Soluções tecnológicas, como a Arogya-Setu App, para rastrear as infecções de Corona e o Portal CoWin para Vacinação são motivo de orgulho para a Índia. Os cuidados preventivos de saúde estão a ser promovidos através do Yoga, Ayurveda, Fit India Movement, Imunização Universal, etc. Milhares de centros de saúde e de bem-estar foram criados. Só em 2020-21, a Índia exportou medicamentos à base de ervas no valor de mais de 1,5 biliões de dólares.

Era digital

Durante esta crise, o sector de TI (Tecnologia de Informação ) da Índia salvou todos os países do mundo, trabalhando 24 horas por dia. Hoje, a Índia está a enviar engenheiros de software para o mundo. Mais de 5 milhões de programadores de software estão a trabalhar na Índia. Hoje, a Índia tem um forte ecossistema de mais de 50.000 startups, dos quais mais de 10.000 foram criadas nos últimos 6/7 meses em meio.

Hoje, a Índia tem o terceiro maior número de unicórnios do mundo e 42 unicórnios foram criados em 2021. A Índia tem uma enorme, segura e bem sucedida plataforma de pagamentos digitais. Só no mês passado, 4.4 biliões de transacções foram feitas, através da Interface Unificada de Pagamentos na Índia. Em 2021, milhares de novas aldeias foram ligadas com cabo de fibra óptica.

No ano passado, na Índia, os pagamentos móveis excederam, pela primeira vez, os levantamentos em ATM. Apesar da pandemia, cerca de 1.5 milhões de bilhetes de comboio são reservados online todos os dias. As nossas soluções de Infra-estruturas Públicas Digitais podem melhorar a vida das pessoas em todo o mundo.

Investir na Índia
De acordo com a sua diversidade e vastidão, o nosso país está a fazer enormes progressos no desenvolvimento em todos os domínios. Actualmente, a taxa de crescimento da nossa economia é superior a 8 por cento. O investimento estrangeiro recorde chegou à Índia. As nossas reservas de divisas atingiram níveis recorde. Hoje em dia, a Índia está a promover a Facilidade de Fazer Negócios, minimizando a interferência governamental.

A Índia tornou o seu imposto sobre as sociedades o mais competitivo do mundo, simplificando-o e reduzindo-o. Só no ano passado, eliminámos mais de 25 mil actos burocráticos. A Índia recuperou a confiança da comunidade empresarial, através da reforma de medidas como impostos retrospectivos. A Índia também desregulamentou muitos sectores, como o Drones, Espaço, cartografia geo-espacial. A Índia fez grandes reformas nos regulamentos de telecomunicações desactualizados, relacionados com o sector das TI e FPE (Fontes do Processo Empresarial).
 A Índia está comprometida em tornar-se um parceiro de confiança no mundo em cadeias de fornecimento globais. Estamos a abrir caminho para um acordo de comércio livre com muitos países. A Índia também lançou o Plano Director Nacional Gati Shakti, para trazer todos os interessados para a mesma plataforma de promoção do desenvolvimento. Conforme o Plano Director Nacional, o trabalho será feito no planeamento, desenvolvimento e implementação de infra-estruturas, de uma forma integrada. Isto dará um novo incentivo à conectividade e circulação sem descontinuidades de Bens, Pessoas e Serviços.

Nos últimos anos, o país alcançou muitos marcos históricos no domínio da agricultura. No ano passado, a produção de cereais do país atingiu 300 milhões de toneladas. A produção em horticultura, floricultura e horticultura atingiu agora mais de 330 milhões de toneladas. A produção de leite também aumentou cerca de 45 por cento em comparação com os últimos seis-sete anos.

Âmbito global

A Índia tem uma vasta experiência de Cooperação para o Desenvolvimento Sul-Sul. Quer se trate de conectividade digital, inclusão financeira ou imunização de crianças, a Índia tem desenvolvido as suas soluções. A Índia está sempre pronta a partilhar estas soluções com outros países em desenvolvimento.

Nos últimos anos, a Índia entrou com sucesso em vários fóruns multilaterais com um forte compromisso de tornar-se uma voz do mundo em desenvolvimento. A Índia iniciou o seu mandato de dois anos como membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas em 2021, com um forte compromisso no multilateralismo reformado, no Estado de Direito, num sistema internacional justo e equitativo e na paz, segurança e desenvolvimento.
A Índia tem uma abordagem quíntupla no Conselho de Respeito, Diálogo, Cooperação, Paz e Prosperidade. A Índia está, também, empenhada em combater o terrorismo em todas as suas formas e manifestações. A Índia dá grande importância à África no seu domínio de política externa, que se baseia nos princípios da igualdade, respeito mútuo, solidariedade e benefício mútuo, em conformidade com os princípios de desenvolvimento " Próprio de África " e " liderada pela África".

Somos um dos principais países do mundo em todos os tipos de energia renovável. E, a Índia é o único país a fazer progressos no sentido de alcançar os objectivos do Acordo de Paris antes do tempo. 

Em 2016, a Índia tinha estabelecido o objectivo de atingir 40% da sua capacidade eléctrica instalada, a partir de fontes de energia não fóssil, até 2030. A Índia atingiu esta meta de 2030 em Novembro de 2021. Liderando o mundo contra as alterações climáticas, a Índia estabeleceu, também, um objectivo de emissões líquidas zero de carbono até 2070. Iniciativas como Aliança Solar Internacional e Coligação para uma Infra-estrutura Resiliente a Catástrofes para a Adaptação Climática são provas disso.
Hoje, a Índia está a trabalhar numa missão de hidrogénio e a assumir a liderança em veículos eléctricos.

Pratibha Parka

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login