Opinião

01/08/2021 Última atualização 11H21
Opinião

Formação, pensamento crítico e competitividade

Na passada segunda-feira fui entrevistado pelo jornalista Pedro Fernandes para comentar a notícia segundo a qual o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação tinha tomado a decisão de “descontinuar” quatro cursos de licenciatura dos Institutos Superiores de Ciências de Educação, entre os quais o de Ensino de Filosofia. São invocadas duas razões negativas: 1) não estão alinhados às necessidades educativas do país; 2) não qualificam para o exercício de funções docentes no sistema educativo do ensino geral.

01/08/2021 Última atualização 09H32
Opinião

Citações

“A Comissão Mista vai participar em todos os sectores, para estudar as áreas de cooperação. Temos que seleccionar sectores específicos” Téte António, Ministro das Relações Exteriores, referindo-se à assinatura, sexta-feira, em Conacri, de um memorando de entendimento, com a República da Guiné, sobre consultas políticas

01/08/2021 Última atualização 09H29
Opinião

O Público e o Privado

A ideia segundo a qual “o mercado é panaceia para os problemas da economia, enquanto que o público – seja instituição, seja empresa – é mau”... é uma das mais perniciosas “verdades” que se inoculam permanentemente nos que ouvem rádio, vêm televisão, leem jornais, ou acedem às redes sociais, de tal maneira é propagada por “gurus” a quem só falta proporem a privatização do Governo.

01/08/2021 Última atualização 09H22
Opinião

Morre o homem fica a fama

Interrompo a série “Coisas da Vida em Angola” à qual caberia hoje o número quatro na epígrafe, por assumida responsabilidade, por formação cívica, por pura honestidade intelectual, e ainda por imperativo da minha consciência.

01/08/2021 Última atualização 08H58
Opinião

Dawn Butler

Há uma semana, mais ou menos, chegou-nos, do Parlamento britânico, a notícia de que uma deputada, Dawn Butler, no caso, acabou desalojada da Câmara dos Comuns, por chamar mentiroso ao Primeiro-Ministro, Boris Johnson. Butler foi expulsa pela presidente-adjunta temporária, Judith Cummins, após se ter negado, por duas vezes, a retirar a acusação, o que viola os regulamentos parlamentares, que proíbem os deputados de chamarem uns aos outros mentirosos durante as sessões.

31/07/2021 Última atualização 05H00
Opinião

Curiosidades da antroponímia angolana

A pequena Bety sempre ouvia a tia chamar o pai dela de Héka, assim, com o acento na primeira sílaba, de modos que esta primeira sílaba na língua de tonalidades Ngoya soava como cavalo mecânico ao qual se atrelava o resto do nome.

31/07/2021 Última atualização 04H00
Opinião

Razões para a falta de rendibilidade do ensino obrigatório de seis classes

O crescimento económico – como pré-requisito para o desenvolvimento e bem-estar social – depende sobretudo de um forte investimento no ensino primário, já que representa a base piramidal para o acesso a outros níveis de aprendizagem e é o ponto de partida para a inculcação de boas práticas de convivência social.

31/07/2021 Última atualização 04H50
Opinião

Dia da Mulher Africana

Celebra-se hoje, o Dia da Mulher Africana, efeméride proclamada durante a primeira conferência da Organização Pan-Africana das Mulheres (PAWO, em inglês), realizada em Julho de 1962, em Dar-es -Salaam, Tanzânia, numa iniciativa da antecessora da União Africana, a extinta Organização de Unidade Africana (OUA).

30/07/2021 Última atualização 05H10
Opinião

Um marco a assinalar na reforma tributária

Um dos grandes desafios para a economia angolana sempre foi a organização das finanças públicas e, dentro destas, a construção de um sistema tributário eficiente e robusto, capaz de contribuir para uma melhor arrecadação de receitas por parte do Estado, com vista a poder fazer face às suas responsabilidades.

30/07/2021 Última atualização 05H10
Opinião

Investir em Angola

Cerca de dez anos atrás, assisti a uma grande conferência sobre investir em Angola, em Washington DC. Vários empresários, vindos de diversas partes do país, estavam em Washington.

29/07/2021 Última atualização 05H00
Opinião

Angola e Guiné Conacri

O Presidente da República, João Lourenço, inicia hoje na República da Guiné Conacri, país que desde cedo se solidarizou com os angolanos durante a luta pela Independência Nacional, uma visita de trabalho a convite do Chefe de Estado, Alpha Condé.

29/07/2021 Última atualização 04H30
Opinião

No melhor pano cai a nódoa

Angola, quanto ao coronavírus, tem tido, na generalidade, desde o início da pandemia, comportamento acima do expectável, antecipando-se na tomada de medidas que países tidos como mais desenvolvidos adoptaram depois, mas, “não há bela sem senão”.