Opinião

05/08/2021 Última atualização 05H40
Opinião

Olimpíadas sem deuses

Na Grécia antiga, antes de Cristo, duas cidades se destacavam, Atenas e Esparta. Atenas pela sua cultura e arte, Esparta pelo seu empenho a guerra. Daí que hoje se continue a designar um regime rigoroso por espartano.

04/08/2021 Última atualização 05H55
Opinião

As soluções africanas

A ideia de que, muitas vezes, as lideranças africanas vão buscar soluções para os problemas na Europa, América ou Ásia, deve ser repensada e colocada de lado a favor de soluções africanas para os problemas africanos.

04/08/2021 Última atualização 05H35
Opinião

Covid-19 – o mundo está a desconseguir!

O que nos passou pela cabeça quando, no início da actual pandemia da Covid 19, pensámos que a humanidade poderia mudar, tornando-se mais empática e menos movida pela ambição desregrada (e até mais “ecológica”)? Serão os seres humanos incorrigivelmente ingénuos e optimistas? E isso é bom ou mau?

04/08/2021 Última atualização 05H00
Opinião

A eficácia e a eficiência face às mutações societais

Em África, o fim do “Apartheid” e a eleição de Nelson Mandela para Presidente da República da África do Sul foram duas grandes revelações de mudança que, na última década do século XX, ocorreram no continente berço da humanidade. Porém, outras relevantes mutações acabaram por alterar significativamente a realidade africana.

04/08/2021 Última atualização 05H00
Opinião

Cooperação Sul-Sul

Para fomentar, na prática, a cooperação Sul-Sul, o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, regressou, ontem, de um périplo por três países africanos. Depois da República da Guiné, o Presidente angolano visitou o Ghana, países com os quais Angola tem fortes relações de amizade, que remontam ao tempo da Luta de Libertação Nacional contra o colonialismo.

04/08/2021 Última atualização 05H00
Opinião

Fatalismo é desculpa

Luanda, onde o espaço público se transformou numa imensidão de transgressões, é o que se sabe, por haver quem, ao invés de impor ordem, participa, de modo acintoso, no descalabro que caracteriza o quotidiano da província.

03/08/2021 Última atualização 10H05
Opinião

Citações

“Não se compreende o porquê de voltar a dar o nome de Moçâmedes a esta cidade, quando se sabe que o tal Barão de Moçâmedes foi um colono que levou milhares de angolanos como escravos para trabalhar nos campos de cultivo do Brasil” Ildeberto Madeira , Sociólogo, residente no Namibe, que se insurge contra o topónimo

03/08/2021 Última atualização 10H04
Opinião

Com os pés na areia

Faz tempo que não tinha uma viagem tão curta quanto intensa: fomos ao Cabo Ledo. A Rosa, o Jean, o Adam e eu fugimos da cidade e dos telejornais para um lugar distante, longe do ruído mundanal, da vida de bairro, da previsibilidade do devir, do medo do jogo político e partidário do dia-a-dia e das eleições gerais no nosso país que, a cada instante, parecem mais próximas.

03/08/2021 Última atualização 10H02
Opinião

Angola e Turquia de mãos dadas

Angola e Turquia marcam um passo importante na cooperação económica entre os dois países, na medida que se abre uma porta para se firmar um conjunto de acordos bilaterais em vários domínios, com destaque para o militar, comércio, economia, recursos minerais, além de aspectos consulares e diplomáticos.

03/08/2021 Última atualização 10H00
Opinião

Cartas dos Leitores

Água e luz Muito já se disse e escreveu sobre água e luz em Luanda, dois serviços que conhecem altos e baixos, de tempos em tempos, quer por culpa dos fornecedores dos serviços, quer por culpa dos consumidores. Mas as coisas tendem a melhorar.

03/08/2021 Última atualização 09H59
Opinião

A cooperação Sul-Sul

A investida política e diplomática do Presidente da República, João Lourenço, com as deslocações oficiais à Turquia, Guiné Conacri e agora ao Ghana, representa a continuidade da agenda panafricanista do Mais Alto Magistrado da nação, sob a bandeira da diversificação da economia.

02/08/2021 Última atualização 09H45
Opinião

Universalismo para Covid-19 clima e terrorismo

Estamos a conhecer uma era de profundas transformações, como é a quarta Revolução Industrial, com acento tónico no digital, bem como de enormes desafios, como é o impacto da Covid-19 em nossas vidas, sociedades e economias; o choque climático e o terrorismo.