Opinião

09/08/2021 Última atualização 08H10
Opinião

Política habitacional continua controversa

Apesar do regime de aquisição obedecer a critérios como a venda livre, renda resolúvel e arrendamento, a política habitacional continua a ser controversa. A questão habitacional continua a estar no centro das preocupações dos cidadãos mais do que as questões políticas ou até a troca de mimos entre os partidos concorrentes ao poder.

09/08/2021 Última atualização 08H10
Opinião

Os povos indígenas

Celebra-se hoje, em todo o mundo, o Dia Internacional dos Povos Indígenas, subordinado, este ano, às línguas para, de acordo com a Assembleia Geral das Nações Unidas, chamar a atenção para a urgente necessidade de preservar, revitalizar e promover aos idiomas indígenas.

08/08/2021 Última atualização 11H18
Opinião

Maiores e finalmente vacinados

“Se recebeu esta mensagem deverá tomar a segunda dose da vacina Sputnik URGENTE a partir de amanhã no Paz Flor ou na Cidadela”.

08/08/2021 Última atualização 11H14
Opinião

Nâmbua a guerrilha e as estradas

“Tá maluka”, “avô chegou”, “kaleluia” são designativos da mota de três rodas (coexistem também as de seis rodas adaptadas para cisternas de transporte de água).

08/08/2021 Última atualização 11H10
Opinião

O bebé também foi detido

A criança deveria ter entre quatro e cinco meses de idade, sem noção de que era conduzida para a esquadra, aninhada no colo da mãe, apesar de os psicólogos afirmarem que o bebé quando chega ao mundo está apto para pensar.

08/08/2021 Última atualização 09H05
Opinião

Citações

“Temos inúmeros desafios pela frente, que devemos vencer, no quadro das responsabilidades, enquanto força política que governa, para respondermos às preocupações das populações” Luísa Damião, Vice-presidente do MPLA, em discurso, no Luena, província do Moxico, de encorajamento à diplomacia económica do Presidente da República, João Lourenço, que recentemente visitou a Turquia, a República da Guiné e o Ghana, para o reforço da cooperação bilateral e atracção de investidores estrangeiros

08/08/2021 Última atualização 09H02
Opinião

Com missão de moradores

Exceptuando os raros nómadas modernos – que os há – todos moramos em algum lado. Será que, nessa qualidade de moradores, moramos só… ou temos uma missão?

08/08/2021 Última atualização 08H58
Opinião

Coisas da vida em Angola - 4 O MPLA e a revolução traída

Volto aos assuntos indígenas que me são caros, cumprindo o prometido na última peça desta coluna. Regresso assim à série interrompida que vai seguir o seu curso. Julgo necessário dizer agora o quanto é difícil a alguém sem a cultura ou o conhecimento sistematizado dos eruditos e a despeito das suas insuficiências, sentir-se obrigado a vir regularmente a terreiro, a dizer o que lhe vai na alma.

08/08/2021 Última atualização 08H53
Opinião

Disfuncionalidade política?

O economista norte-americano Paul Krugman, Nobel de Economia em 2008, chama a atenção para o comportamento de alguns políticos (para não dizer formações políticas) e a postura da comunicação social no debate político.

07/08/2021 Última atualização 05H25
Opinião

O nosso atletismo

O atletismo engloba um conjunto de modalidades e, em Angola, com a excepção do cumprimento dos ciclos olímpicos para a eleição dos cargos directivos, ao nível das federações, procedimento algumas vezes sofrível, com guerras palacianas, pouco ou nada temos vindo a assistir para o seu relançamento.

06/08/2021 Última atualização 20H50
Opinião

A revolução dos escrivães dos tribunais de Luanda

A justiça na perspectiva processual/institucional só se realiza mediante procedimentos operacionalizados por vários actores, nomeadamente, advogados, magistrados do Ministério Público, Juízes, Escrivães, Oficiais de Diligências/Justiça, entre outros eventuais como por exemplo intérpretes ou tradutores juramentados.

06/08/2021 Última atualização 05H10
Opinião

As compras online

O denominado E-commerce, comércio electrónico é uma realidade, cada vez mais, crescente na sociedade angolana, e à medida que o digital se expande ao nível da venda e compra de bens e serviços, maior interacção não presencial entre quem vende e quem compra teremos ao nível do comércio.