Opinião

12/09/2021 Última atualização 07H50
Opinião

A democracia e os delírios da batota

A pergunta é incomodativa. Dirigida às elites políticas cujo protagonismo nas comunidades, faz convencer que dominam tudo e todos. Questiono então. Que é do povo heróico e generoso de que, sem pudor, se têm servido?

12/09/2021 Última atualização 07H50
Opinião

Fake News

A proficiência tecnológica dos nossos dias se tem revelado de grande serventia para o Homem, mas lhe tem, igualmente, provocado dissabores. Fiquemo-nos, aqui, pela Internet, ferramenta de extrema utilidade, que, no seu conjunto, oferece recursos inimagináveis, para quem busca informação, procura por conhecimento; disponibiliza um mundo de alternativas, que vão da prestação de serviços, nas mais diferentes áreas, ao uso belicista.

11/09/2021 Última atualização 05H40
Opinião

Os 45 anos das relações diplomáticas entre Japão e Angola **

Antes de mais, manifesto os meus pêsames e condolências aos familiares e às vítimas da COVID-19, uma pandemia que assombra o mundo desde o início do ano passado. Também expresso os meus profundos agradecimentos e respeito a todos os profissionais de saúde que lidam com a COVID-19.

11/09/2021 Última atualização 05H40
Opinião

A transição energética

A transição energética, entendida como a substituição dos combustíveis fósseis, petróleo, gás natural, carvão, lenha, entre outros, “culpados” pelas emissões dos gases com efeito de estufa, para as chamadas energias limpas até a efectivação de zero emissão, está hoje na agenda de numerosos Estados.

11/09/2021 Última atualização 05H35
Opinião

Novas formas de formação

A formação dos jovens está a ser levada muito a sério em vários países africanos. Estou na Zâmbia, na cidade de Kitwe, perto da fronteira com a República Democrática do Congo (RDC). No outro dia, num centro comercial, notei a presença de muitos jovens a falarem em francês e Inglês; soube que são filhos de congoleses enviados para a Zâmbia por causa do seu sistema de educação, que é muito melhor que o da RDC.

10/09/2021 Última atualização 06H55
Opinião

O Estado somos todos

O Estado, desde que se conhece, se concebe e se estrutura esse “ente westefaliano”, a ideia trinitária do mesmo, envolvendo o poder político, o espaço geográfico e o povo, leva-nos a resumir em palavras muito simples que encerram precisamente a ideia de Estado, a de que “somos todos”.

10/09/2021 Última atualização 06H05
Opinião

O que é uma pátria?

No dia 13 de Dezembro de 2017, o Presidente João Lourenço, no encerramento de um seminário sobre “Os tipos de crimes a que estão sujeitos os titulares de cargos públicos”, afirmou que seria atribuído em 2018 “um período de graça, durante o qual todos aqueles cidadãos angolanos que repatriarem capitais do estrangeiro para Angola e os investirem na economia, empresas geradoras de bens, de serviços e de empregos, não serão molestados, não serão interrogados das razões de terem tido dinheiro lá fora, não serão processados judicialmente”

10/09/2021 Última atualização 06H05
Opinião

O golpe de Estado na Guiné e um certo mimetismo político

Os militares tomaram de assalto o poder na República da Guiné, no domingo, e o acontecimento foi mais um mau sinal para o continente africano. Independentemente das razões invocadas pelos autores do golpe de Estado para a tomada do poder, o facto é que, em pleno século XXI, apesar dos avanços registados em termos de aplicação das regras do Estado de Direito e da democracia, África continua a assistir ainda ao recurso à força militar como fórmula para tentar resolver questões do fórum eminentemente político e económico.

09/09/2021 Última atualização 05H15
Opinião

A vertigem das divídas ocultas em Moçambique

Sim, parece uma vertigem, ou um megalómano reality show com BigBrother libanês, Jean Boustin que um procurador dos EUA chamou de Robin dos Bosques ao contrário pois Robin roubava aos ricos para dar aos pobres e agora o tal Jean Boustani roubava a um dos países mais pobres do mundo para dar aos ricos e novos ricos! Para além de vertigem, o esquema fraudulento é uma aula de doutoramento para qualquer das grandes máfias mundiais.

09/09/2021 Última atualização 05H00
Opinião

Silêncio e verborreia

As falas do silêncio são sempre mensagens, com conteúdo e destinos, ao contrário da verborreia feita de emaranhados de palavras desconexas, incapazes, por isso mesmo, de serem entendidas, sequer por quem as pronuncia.

09/09/2021 Última atualização 05H10
Opinião

Certificado digital

Angola deu um passo importante no controlo da pandemia da Covidd-19 , ao institucionalizar o certificado digital de vacina para os cidadãos que tenham completados as duas doses.

08/09/2021 Última atualização 09H05
Opinião

Dia da Alfabetização

Celebra-se, hoje, o Dia Mundial da Alfabetização, uma data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que lembra a condição de milhões de pessoas em todo o mundo que vivem ainda sob as amarras do analfabetismo.