Opinião

25/02/2024 Última atualização 11H11
Opinião

Os “andadores” de moto e os funerais

Tem se verificado, com bastante tristeza, um desfilar de motos, sob comando de “andadores” de kupapatinhas de duas rodas, que sem respeito às normas de convivência social e às leis de um Estado democrático e de direito, interditam ruas, faixas de rodagem e causam caos por onde passam, fazem uso de estupefacientes no exercício da condução, tiram as roupas, mostrando até mesmo os órgãos genitais, isso mesmo, os “pilolós”.

25/02/2024 Última atualização 11H02
Opinião

Amores e desamores do jacaré bangão

Caxito, a capital do Bengo, não é só uma cidade de contrastes. A urbe está comprometida com um ritmo e cadência de vida próprios; histórias que moldam os habitantes a respeitar a natureza, a conviver com um passado de mitos e feitos, colocando, desta feita, alicerces na edificação de uma sociedade com os olhos postos no futuro.

25/02/2024 Última atualização 10H48
Opinião

Os filósofos nunca devem parar de pensar

A história da humanidade sempre foi marcada por grandes transformações epocais com profundos impactos, positivos ou negativos, na esfera da política, economia, cultura, religião, ciência e mentalidade.

25/02/2024 Última atualização 10H30
Opinião

Conversa com Fernando Kafukeno

No decurso do segundo semestre do ano passado, há dois acontecimentos que ficaram inscritos na história da literatura angolana, constituindo assim motivos para se falar da eternização da obra. Estou a referir-me à morte de escritores de duas gerações literárias distintas: 1) Henrique Guerra (1937-2023), membro da Geração da Cultura ou de 50; 2) Fernando Kafukeno (1962-2023), pertencente à Geração das Incertezas ou de 80. No talk show sobre literatura angolana que, há duas décadas, animei quinzenalmente, integrado na grelha de programas da Televisão Pública de Angola, tive igualmente a felicidade de conversar com Fernando Kafukeno. Gostaria de partilhar a leitura da transcrição dessa conversa que conserva as marcas da oralidade e da bonomia do entrevistado

25/02/2024 Última atualização 10H27
Opinião

Classe média nacional em média baixa

Da boca de um amigo ligado às finanças ouvi que tem sido frequente, na banca nacional,um esquema supostamente recorrente de um misto de despedimentos, promoções, substituições e outras acções que ferem a lógica das boas práticas.

25/02/2024 Última atualização 08H44
Opinião

Orgulho de Angola

A Assembleia Parlamentar Conjunta da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico e a União Europeia (OEACP-UE), em Luanda, foi um evento historicamente bem-sucedido, reunindo parlamentares das regiões da OEACP e da União Europeia para promover a unidade e cooperação.

25/02/2024 Última atualização 08H42
Opinião

A rádio que se faz hoje expirou no Século XX

A rádio em Angola vive uma crise silenciosa. Embora, ainda, seja a detentora do centro das audiências, a criatividade minguante e o saudosismo corrosivo que mantém a mesma plástica do século XX, fazem com que os conteúdos radiofónicos sejam, hoje, menos atractivos.

25/02/2024 Última atualização 08H36
Opinião

Vontade política reacende cooperação com a República Checa

Praga, a capital da República Checa, recebeu uma delegação angolana ao mais alto nível na última semana.

24/02/2024 Última atualização 07H15
Opinião

Aumentar a produção local para diminuir a importação

Pelo seu valor na dieta da população, a aposta na produção de grão em larga escala é uma das mais assertivas acções do Governo angolano no âmbito do processo de redinamização da agricultura, tendo em vista o realinhamento da economia nacional, grandemente dependente de importações.

24/02/2024 Última atualização 07H10
Opinião

O mau uso das redes sociais

Neste texto proponho-me a reflectir criticamente sobre os males que um dos fenómenos mais conhecidos e mais usados dos dias de hoje têm provocado, que são as redes sociais, concretamente o seu mau uso por parte de grande parte dos cidadãos, sobretudo os jovens.

24/02/2024 Última atualização 07H05
Opinião

A educação sexual e a protecção primária

A sexualidade tem sido, ao longo dos tempos, objecto de diversas abordagens do ponto de vista moral, estético, filosófico, artístico e literário.

24/02/2024 Última atualização 07H00
Opinião

Economia e Geopolítica – “até que a morte os separe” (fim)

A situação agudizou-se nos dias que correm, devido a um alerta curto e grosso do exPresidente e pelos vistos futuro Presidente norte americano Donald Trump, dizendo que os países que não pagarem as suas contribuições ou não fizerem os investimentos militares acordados pela organização, que se cifram em 2% do PIB de cada país, não serão protegidos pelos EUA em caso de ataque russo.