Opinião

22/06/2021 Última atualização 05H00
Opinião

Um Luaty vale mais do que mil Lussatys

Não tenho lá muito bem a certeza, mas creio que ele deve ter uns oito anos de idade: é o filho mais velho de uma amiga. Até hoje não sei se ela se inspirou no outro Luaty que todos conhecemos, para dar o nome ao seu filho.

22/06/2021 Última atualização 05H00
Opinião

Estimular a reconversão da economia informal

Segundo dados recentes, existem em Angola cerca de 8.6 milhões de trabalhadores no sector informal, representando cerca de 80% das pessoas empregadas em 2020.

21/06/2021 Última atualização 09H32
Opinião

Citações

“Quase 12 milhões de pessoas estão agora totalmente vacinadas, mas isso representa menos de 1 por cento da população do continente(africano)” Declaração da Organização Mundialda Saúde

21/06/2021 Última atualização 09H30
Opinião

Cartas dos Leitores

Entidades de utilidade pública Soube que o Estado pretende agora atribuir o estatuto de entidade de utilidade pública a instituições que sejam realmente merecedoras desse estatuto. Constatou-se, segundo informações veiculadas pela imprensa, que há entidades de utilidade pública que recebem dinheiro do Estado e não justificam os seus gastos nem as suas acções têm real impacto na vida das comunidades.

21/06/2021 Última atualização 04H35
Opinião

Um desespero sem limites

Um grupo selectivo de cidadãos angolanos que foram afectados nos seus interesses económicos pelos novos ventos que sopram no país, à medida que se aproximam as eleições, num desespero sem limites, mais esforços fazem para tentar encontrar aliados que os possam ajudar a resistir à consolidação da inevitável mudança e com ela à perda irreversível das regalias anteriormente obtidas e que a justiça se está a encarregar de nos dizer se foram legal ou ilegalmente conseguidas.

21/06/2021 Última atualização 04H30
Opinião

O voto dos angolanos na diáspora

Nós, angolanos, independentemente dos locais onde residamos, desenvolvemos o péssimo hábito de não discutir os assuntos na altura certa e, muitas vezes, de não o fazer com a profundidade necessária. O debate sobre o voto dos angolanos na diáspora começou tarde e, em vez de ideias e estratégias pensando o país como um todo, a discutir tachos e tácticas políticas.

21/06/2021 Última atualização 04H25
Opinião

O secretário-geral da ONU e o combate à Covid-19

Não há dúvida de que, em face dos desafios que o mundo tem de enfrentar actualmente,em vários domínios, o Secretário-geral da ONU é hoje uma personalidade incontornável, no sentido de que ele pode desempenhar um papel importante, ao nível das relações internacionais, promovendo a cooperação entre os Estados, na perspectiva da preservação da paz e segurança mundiais e da resolução de outros grandes problemas globais, como as mudanças climáticas e a pandemia da Covid-19.

20/06/2021 Última atualização 04H20
Opinião

Os cowboys de Joaquim Chissano

Os radiófilos têm algo em comum: ver em tudo uma razão para reportarem ou produzirem um programa radiofónico para as grelhas das suas estações emissoras. Aconteceu comigo por diversas vezes ao longo da carreira desenvolvida na Rádio Moçambique. Por exemplo, quando li a obra “Vidas, Lugares e Tempos” – Texto Editores, Moçambique, 2010 - 1ª. Edição

20/06/2021 Última atualização 04H20
Opinião

O mal dos excessos

O Presidente Francês, Emmanuel Macron, sofreu, há cerca de duas semanas, uma agressão física. Foi atingido por uma bofetada na face direita, ofensa que lhe dirigiu um cidadão anónimo, um compatriota. Na ocasião, o dignatário da França visitava o Sul do País e, no momento, saudava populares que lhe tinham acabado de acenar.

20/06/2021 Última atualização 04H15
Opinião

O povo maravilhoso

Ontem à noite aconteceu-me uma daquelas coisas que ninguém gosta que lhe aconteçam. Perdi o texto que tinha praticamente pronto para remeter ao Jornal de Angola, destinado à minha crónica semanal.

20/06/2021 Última atualização 04H10
Opinião

Por onde anda a febre das autarquias?

Por serem tão importantes, ainda há pouco tempo só se falava das autarquias. Artigos de jornais, debates, abaixo-assinados, manifestações de rua..., expressando o agravamento das diferenças de opinião existentes na sociedade, e evidenciando o atraso histórico que o país deixou que se acumulasse sobre uma forma de organização do poder que teria aprofundado a nossa democracia, consolidando o Estado de Direito.

20/06/2021 Última atualização 04H05
Opinião

Viagem abrupta à minha infância

Eram aproximadamente 11h55 quando saímos das viaturas. Mal pisei aquele solo, senti que o dia prometia.