Notícias

21/04/2024 Última atualização 12H00
Opinião

Uma Jornada pelo Conhecimento

Num mundo saturado de informações e desinformações, é fascinante observar como o conhecimento tem o poder de transformar não apenas as nossas mentes, mas também os nossos corações.

21/04/2024 Última atualização 11H59
Opinião

Fubada memorável

Na banda não faltam motivos para organizar uma fubada como as que acontecem nos aposentos do ancião Salas Neto, no Distrito do Rangel, apimentadas de crónicas e outras chaladices, ou no apartamento kilambístico do kota Lauriano Tchoia, acondutadas de suculentas codornas.

21/04/2024 Última atualização 11H58
Opinião

A peregrinação da mítica figura

Nunca quis revelar os mistérios à volta da mítica figura que contra a natureza de todos os gostos foi obrigada a se tornar, tampouco os vendavais que impedema motorizada de dezoito escapes de pegar logo no primeiro arranque (a cidade velha está desguarnecida de um Goodzila do Game).

21/04/2024 Última atualização 11H56
Opinião

Um caso de amor e “traição”

Rodolfo, professor de Direito Administrativo, entrou na sala de aula da turma pós-laboral do quinto ano, sentou-se, e pediu que os estudantes, que olhavam para ele espantados, abrissem os livros.

21/04/2024 Última atualização 11H50
Opinião

Pobreza discursiva em nobreza da missão

Dizer que estive num ferrenho parlapié amistoso, que desembocou numa daquelas conversas homólogas à semi-recta, cujo princípio define a viagem de um ponto de origem em direcção ao infinito. Longe da abadia de Hautvillers, onde várias técnicas de vinificação foram ensaiadas ainda no século XVII, algum bom vinho nacional abençoava o debate.

21/04/2024 Última atualização 11H28
Opinião

Ontologia de uma historiografia literária angolana - VII

No aparato conceptual da historiografia literária angolana encontramos referentes de gerações literárias e genealogias de escritores, inscritos no campo da tradição literária secular. Donde os autores podem existir sob anonimato, tal como é o caso das literaturas orais ou como sujeitos nominados, em literaturas escritas. Em todo o caso, escritores e os autores são pessoas com identidades próprias que mantêm vínculos de pertença a comunidades históricas. Por essa razão, quaisquer dissidências ontológico-literárias representam um fenómeno digno de ser tema da história literária, filosofia da história e da filosofia da literatura