Notícias

16/06/2024 Última atualização 10H27
Opinião

Histórias filosóficas e filosofias da Rússia contemporânea -III

Em 1979, Henry Kissinger, um cidadão americano de origem alemã, já era uma figura importante na vida pública norte-americana, tendo-se notabilizado como ideólogo da política externa dos Estados Unidos da América, no contexto da Guerra Fria, durante a década de 70 do século XX. A propósito do que a ideologia representa, no que diz respeito ao que sustenta as políticas externas, Kissinger afirmou o seguinte: “As convicções que os líderes formam antes de ocupar altos cargos políticos constituem o seu capital intelectual enquanto continuarem nos referidos cargos”. Este é o tópico da nossa conversa: a ideologia, entendida como convicções e capital intelectual, cuja avaliação pode solicitar a intervenção da filosofia, como veremos.

16/06/2024 Última atualização 10H24
Opinião

Um dia memorável em Kaxicane

Sentados sobre as almofadas vermelhas debaixo da pérgula, as crianças visitantes aguardavam pela “Hora do Conto”. Pode dizer-se que estavam ansiosas, como de resto os seus olhos diziam. Os professores pediam-lhes silêncio, quando surgiu a narradora escolhida para esse dia.

16/06/2024 Última atualização 10H23
Opinião

O menino inteligente e o padrasto malvado

Ngunza possuía um sentido cognitivo muito forte, era extremamente inteligente e com um sexto sentido que o impelia a fazer coisas e dizer palavras sem saber por quê ou como…

16/06/2024 Última atualização 10H21
Opinião

A síndrome do mundo mau

É comum, segundo efeitos específicos da Síndrome do Mundo Mau, que pessoas afectadas acreditem que a taxa de criminalidade é muito maior do que realmente é, gerando o aumento da desconfiança em relação a outras pessoas e a crença de que a maioria das pessoas é perigosa ou mal-intencionada. Há pessoas que deixam de sair de casa porque assistiram a um assalto pela televisão…