Opinião

21/08/2024 Última atualização 08H35
Opinião

Bens alimentares fora dos prazos de consumo

O consumo de bens alimentares e bebidas, como é suposto ocorrer, deve obedecer a um conjunto de procedimentos normais e até obrigatórios que envolvam, entre outros, o cumprimento das regras de segurança, a todos os níveis.

20/08/2024 Última atualização 07H39
Opinião

Ética na investigação científica

Para nós, embora reconhecendo a indissociabilidade do ensino, investigação e extensão, a investigação científica constitui-se como o mais importante pilar do ensino universitário. Ela é fundamental para analisar a qualidade das instituições de ensino, sobretudo o nível dos professores.

20/08/2024 Última atualização 07H38
Opinião

Início da época balnear e segurança

O fim da época de frio que oficialmente acontece no dia 15 de Agosto, marca, igualmente, o início da época balnear, um período em que, por força da mudança da estação e acrescido das alterações climáticas, acompanhadas de temperaturas altas, envolve uma grande procura pelas praias.

20/08/2024 Última atualização 07H35
Opinião

Varíola dos macacos e a urgência de vigilância de saúde animal

A varíola dos macacos, uma infecção viral transmitida de primatas e outros mamíferos para os seres humanos, tem se tornado uma preocupação crescente para a saúde global.

19/08/2024 Última atualização 08H59
Opinião

A moralidade dos actos humanos no serviço público

O homem possui por natureza a propensão de pensar e agir de forma racional na qualidade de ser portador de inteligência, de se comunicar através da linguagem e realizar-se com os outros num espírito de interdependência e respeito mútuo. Porque é sociável, cujos pressupostos ajudam-no a tornar possível o saber ser e estar no mundo, bem como no alcance do seu fim último que é “a felicidade ou o bem comum”, conforme defendia Aristóteles na Antiguidade.

19/08/2024 Última atualização 08H53
Opinião

Os desafios da nova Divisão Político-Administrativa do país

Apesar da Divisão Político-Administrativa (DPA) ter sido aprovada em nome de uma aproximação dos serviços públicos aos cidadãos, a imposição democrática da vontade da maioria parlamentar pode ser também o aprofundamento de um distanciamento entre o partido no poder e os cidadãos.

18/08/2024 Última atualização 11H37
Opinião

O Kambwiji de 10 kg e os 250 anos da velha Rosária

A idosa na foto é a minha mana Maluvu-a-Kyoko ou Rosária Albano. Calculadamente, deve ter 80 ou mais uns anitos. Porém, diz que “se eu (narrador) tenho 50, ela não pode ter menos de 250 anos” e justifica que me viu a nascer quando ela já era mãe de uma kalumba.

18/08/2024 Última atualização 11H34
Opinião

Sobre a evolução semântica do lexema “marimbondo”

Quando no dia 22 de Novembro de 2018 ao longo de uma conferência de imprensa conjunta com o Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém, Lisboa, o Presidente João Lourenço usou a palavra marimbondo para denominar todos aqueles que defraudaram o erário, não imaginava que esse lexema teria um grande sucesso no falar corrente dos angolanos, pois a partir daí a palavra entrou facilmente no vocabulário da comunidade linguística que a aceitou e adoptou e, naturalmente, nesse mesmo contexto em que o Presidente a usou.

18/08/2024 Última atualização 11H33
Opinião

Eu, no Bando do Verdigão Bundesländern

Na sua adorável voz familiar, e que quase sempre traduzia ordens e alertas, o Passarão comunicou-nos nas alturas que iríamos voar sete horas até Munique e Berlim. De imediato, batemos palmas ao Sete, supondo que lhe estava a ser feita uma homenagem pelas repercussões do show e façanhas em Sete Rios, depois do sucesso e despedida em Lisboa, Porto e Coimbra.

18/08/2024 Última atualização 11H31
Opinião

A Obediência como Lei Natural de Prosperidade

A natureza, na sua vastidão, opera segundo leis imutáveis e profundas, que regem o curso dos rios, o crescimento das árvores, e o nascer do sol. Entre essas leis, uma das mais sublimes é a Lei da Obediência. Esta não é uma obediência cega ou servil, mas antes uma harmoniosa submissão às regras que regem o universo, um alinhamento com o fluxo natural da vida, que quando respeitado, conduz inevitavelmente à prosperidade.

18/08/2024 Última atualização 10H52
Opinião

Histórias filosóficas e filosofias da Rússia contemporânea -XII

No contexto geopolítico da Afro-Eurásia, a possibilidade de diálogo inter-filosófico entre as diferentes comunidades académicas evidencia-se através de múltipas ilustrações. Por exemplo, na última conversa destacamos a recepção do filósofo alemão Martin Heidegger, quer em África, quer na Rússia. Manifestamos, igualmente, o interesse de compreender o sentido do que quereria dizer o filósofo russo Alexander Duguin, quando a propósito do lugar de África, escrevia o seguinte: “A libertação da herança pós-colonial de África só é possível através da integração numa única civilização estratégica que seja amiga do mundo árabe e orientada para uma Europa unida, que será a líder da zona meridiana euro-africana”. Poderá Duguin ser considerado suficientemente representativo da geopolítica e do pensamento filosófico russo, neste dealbar do século XXI?

18/08/2024 Última atualização 07H44
Opinião

A integridade nos serviços públicos

Os serviços públicos são encarados como uma estratégia que garante a sustentabilidade e a qualidade de vida das populações. O que obriga a criação de uma cultura de excelência na inovação, nos incentivos e devem ser flexíveis ao tamanho da exigência.