Opinião

11/08/2024 Última atualização 11H29
Opinião

Histórias filosóficas e filosofias da Rússia Contemporânea -XI

As ideologias da extrema-direita estão agora a fazer furor. Após a Segunda Guerra Mundial nunca estiveram tão activas, atingindo elevados níveis de radicalização da juventude europeia. A vaga de racismo que assolou a Inglaterra é supremacista, fenotípica ou biológica contra emigrantes. Constitui um sinal de perigo. Pode dizer-se que as omissões e inconsistências maniqueístas ocidentais revelam-se, presentemente, como a casca de jinguba que vem à tona. A radicalização dos jovens não é fenómeno exclusivo do islamismo a que se reage com a islamofobia. Donde vem a inspiração dos ideólogos e políticos que radicalizam esses jovens? A origem está nas obras dos filósofos ocidentais que integram o cânone literário e filosófico das escolas e universidades europeias e norte-americanas. Alguns desses filósofos têm discípulos, igualmente, na Rússia. Por essa razão, Nietzsche (1844-1900)e Heidegger (1889-1976)são mestres tutelares de ideólogos das extremas-direitas norte-americanas, europeias e russas. Sendo assim, por que razão o estudo da obra de Heidegger interessa aos filósofos Africanos?

11/08/2024 Última atualização 09H27
Opinião

Professor versus influenciador digital

Entre os proclamados influenciadores, personal training, palestrantes, conselheiros e pseudo especialistas em tudo e nada, cujos discursos são ampliados e reconhecidos por via do poder concedido pelas diversas plataformas de comunicação digital, que os citam como os arautos de verdades imaculadas, onde fica o papel do professor tradicional?

11/08/2024 Última atualização 09H26
Opinião

A razão pública e o dever de civilidade

O que fortalece a cultura democrática em sociedades como a de Angola? É a força e a diversidade de sua sociedade civil e de suas instituições no debate político aberto para alcançar o bem-estar social. Uma sociedade civil robusta enriquece o debate político.O que isso significa? Assim como um homem comum deve se aprimorar, continuamente, para conquistar a mesma mulher, os governantes devem fazer o mesmo através de projectos públicos que reflectem o seu exercício governativo para conquistar a amizade cívica e a confiança dos cidadãos.

11/08/2024 Última atualização 09H23
Opinião

Semana marcada por eventos históricos

Na última semana, Angola foi palco de eventos de extrema relevância para o continente africano e para o Mundo. O início, no domingo, de um cessar-fogo no Leste da República Democrática do Congo (RDC), que havia sido acordado em Luanda, sob a mediação angolana, foi um desses acontecimentos. Outro feito de destaque foi a concretização das primeiras cirurgias robóticas, realizadas no Complexo Hospitalar de Doenças Cardiovasculares Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, igualmente na capital do País, com a participação de especialistas nacionais e norte-americanos. De lembrar que a instituição é uma homenagem ao Cardeal católico angolano, que em Maio celebrou 99 anos de vida, 70 dos quais como sacerdote.

11/08/2024 Última atualização 08H25
Opinião

Herói africano de Paris conquista um dia livre

Como nos tempos do namibiano Frank Fredericks, a flecha dos 200 metros, e da moçambicana Maria de Lourdes Mutola, nome respeitado dos 800, África voltou a ser um só povo e uma só nação, no desporto mundial. De Accra a Joanesburgo, o continente celebrou o ouro de Letsile Tebogo do Botswana, vencedor improvável na disputa com os favoritos chegados cheios de convicção dos Estados Unidos da América, país que ensina o seu cidadão a ser em tudo o primeiro, ainda que não seja o melhor.

10/08/2024 Última atualização 10H15
Opinião

Responsabilidade no trabalho e cidadania enquanto servidores públicos

Em Angola, a responsabilidade dos servidores públicos no trabalho é uma temática actual, actuante e eventualmente polémica, atendendo ao facto de que muitas críticas têm surgido através dos órgãos de comunicação social, das conversas no quotidiano entre cidadãos e até de decisores públicos com resposanbilidades no assunto.

10/08/2024 Última atualização 10H05
Opinião

As eleições americanas

Houve um tempo em que as eleições americanas me deixavam tão animado quanto um jogo de futebol importante, daqueles de roer as unhas. Era como se cada debate fosse uma final de campeonato, com ideias e estratégias em campo. Meu amor pela política americana começou cedo, quando eu era só um garoto na Zâmbia.

10/08/2024 Última atualização 10H00
Opinião

Urge acelerar a diversificação da economia

Mais uma vez, o tema sobre a diversificação da economia dominou a agenda de uma reunião de alto nível do Executivo, no caso o Conselho de Governação Local, realizado no dia 3 de do corrente mês, na cidade de Ondjiva, capital da província do Cunene.

10/08/2024 Última atualização 09H25
Opinião

CrowdStrike: Quando a disrupção alargada nos faz questionar sobre a importância das nossas decisões tecnológicas

Já estamos carecas de saber (saudação especial a Leandro Karnal) que o mundo se encontra assente sobre uma tendência de digitalização praticamente sem retorno. Com isso, mais e mais dependentes das grandes multinacionais tecnológicas nos vamos tornando também. Porém, como praticamente tudo em excesso tem o seu prejuízo, um evento bastante recente impactou as nossas vidas provocando, em muitos casos, efeitos inesperados e catastróficos. Acontecimentos do género fazem-nos reflectir sobre a importância da segurança e estabilidade dos sistemas digitais que utilizamos diariamente, sendo fundamental estarmos conscientes dos riscos e estarmos preparados para lidar com as possíveis consequências.

09/08/2024 Última atualização 08H43
Opinião

Tentativa de trégua na RDC: um jogo de xadrez com a paz em xeque

Ao fim de vários meses de intenso trabalho diplomático, Angola conseguiu levar a República Democrática do Congo e o Rwanda a assinarem um novo acordo de cessar-fogo na região Leste da RDC, onde o Exército congolês enfrenta, há mais de uma década, o grupo rebelde M23.

09/08/2024 Última atualização 08H41
Opinião

O acordo de cessar-fogo na RDC e os esforços para o fim da guerra

Ao fim de vários meses de intenso trabalho diplomático, Angola conseguiu levar a República Democrática do Congo e o Rwanda a assinarem um novo acordo de cessar-fogo na região Leste da RDC, onde o Exército congolês enfrenta, há mais de uma década, o grupo rebelde M23.

09/08/2024 Última atualização 08H40
Opinião

Em nome da Segurança Nacional

A Assembleia Nacional aprovou, em Junho, a Lei sobre Vandalização dos Bens Públicos e Serviços Públicos, que prevê penas que vão de três a 25 anos a quem danificar um bem ou serviço público.