Opinião

03/08/2024 Última atualização 09H05
Opinião

A língua materna é mesmo a língua falada pela minha mãe?

A definição de língua materna, muitas vezes associada à língua falada pela mãe, pode parecer simples à primeira vista, mas na verdade é um conceito complexo que envolve questões de identidade, cultura e socialização.

02/08/2024 Última atualização 08H57
Opinião

Papel das ex-FAPLA pela paz e estabilidade de Angola

Entretanto, o processo de conscientização da experiencia presente, através da rememorização, configura-se como ponto-chave da contemporaneidade daquilo que podemos chamar de identidade.

02/08/2024 Última atualização 08H10
Opinião

O Médio Oriente e o perigo de a guerra poder alastrar-se

Vai hoje a enterrar em Doha, no Qatar, o mais alto dirigente político do Hamas fora dos territórios palestinianos, Ismail Haniyeh, morto na madrugada de quarta-feira no Irão, após participar na cerimónia de tomada de posse do novo Presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, num atentado que está a ser atribuído aos serviços secretos israelitas.

02/08/2024 Última atualização 08H05
Opinião

A celebração da mulher africana

A data de 31 de Julho, celebrada anteontem como o Dia da Mulher Africana, foi instituída em 1962, na Conferência das Mulheres Africanas, realizada na cidade de Dar-es-Salam, capital da Tanzânia.

02/08/2024 Última atualização 08H00
Opinião

Romance na Torre Eiffel tira fôlego ao mergulho

Sena acima, Sena abaixo, os Jogos Olímpicos Paris’2024, a grande reunião desportiva mundial da 33.ª olimpíada, entra para a etapa intermédia, com várias medalhas já arrecadadas e muitos participantes eliminados.

01/08/2024 Última atualização 09H15
Opinião

Asas da hipocrisia

Dissimulações equiparam-se a “papagaios” de papel de seda e bordão aguentados no ar por mãos de crianças, pelo menos até aos anos 60 do século XX, quando, parte delas, começaram a entender o que eram desigualdades.

01/08/2024 Última atualização 09H13
Opinião

As olimpíadas sem tréguas

O mentor das Olimpíadas modernas foi o francês Pierre Frédi, o Barão de Coubertin, e fundador do Comité Olímpico Internacional.

01/08/2024 Última atualização 09H12
Opinião

Consciencialização sobre o rastreio do cancro

Todos os anos, 2,6 milhões de pessoas são diagnosticadas com cancro e mais de 1,2 milhão de seres humanos morrem devido à doença.

01/08/2024 Última atualização 09H00
Opinião

Uma massemba automóvel sem motivo para reclamar

Paris é, há uma semana, a capital do mundo com o final da 33.ª olimpíada, que dá lugar à disputa dos Jogos Olímpicos. Depois da última reunião desportiva planetária de 2020, realizada fora de época, um ano mais tarde, em Tóquio, por causa da pandemia da Covid’19, os franceses recebem a nata do desporto em tempo de abraços e outras manifestações de afecto de que a humanidade esteve privada há três anos, na Ásia.

31/07/2024 Última atualização 09H38
Opinião

Jornais e cangalheiros nas águas barrentas

A rotina do jornalista tem muita semelhança com o dia-a-dia do cangalheiro, cuja prosperidade do negócio depende da partida de outrem – quiçá de quem lê esta prosa –, para outra dimensão da vida, eufemismo que introduz uma forma mais cândida e menos carregada de referenciar a morte, certeza que grande parte dos humanos prefere manter bem afastada. No Jornalismo, os profissionais precisam de factos, quase sempre ampliados no interesse geral, quando negativos.

31/07/2024 Última atualização 09H28
Opinião

Três razões para o “trumpismo africano”

Um dos factos que mais me surpreende – e faz temer pelo nosso futuro imediato – nos complexos dias que vivemos é o facto de muitos africanos, incluindo angolanos, simpatizarem declarada e assumidamente com o candidato republicano à eleição nos EUA, Donald Trump, e as suas ideias grotescas, desonestas e criminosas, que vão do ataque aos direitos e liberdades fundamentais, a mistificação económica e as ameaças abertas ao sistema democrático.

31/07/2024 Última atualização 09H26
Opinião

É possível a Turquia confrontar militarmente Israel?

As recentes declarações do Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, segundo as quais o seu país iria intervir na Faixa de Gaza e que iria fazer o mesmo no Líbano, em caso de intervenção retaliatória de Israel por causa do ataque, até agora não reivindicado, nos Montes Golãs, estão a agitar as águas do Médio Oriente.