Opinião

11/08/2024 Última atualização 11H44
Opinião

O amante da troca de nomes

Andamos às voltas com a invenção da roda, mas ficamos cépticos quanto à da bola, que, por sinal, é redonda. Num passado distante até religiosos se opunham à ideia de que a terra girava à volta do sol, com desaguisados para quem defendia este postulado. Debate de ideias e de opinião foi sempre praia apetecível, sobretudo para quem crê que a hegemonia, estar presente e fazer a diferença,é ser rei em terra de cegos.

11/08/2024 Última atualização 11H43
Opinião

Os três relógios

Discutiam três colegas de serviço sobre quem de entre elas era a mais útil à organização. Suraya, esbelta de parar o trânsito, gabava-se de ser a mais elogiada e que tudo fazia para impressionar as colegas e a chefia todos os dias. Atendendo que os chefes tinham decidido ser madrugadores, ela, catadora de elogios, começou, também a chegar cedo. Porém, mal começassem a chegar os colegas sem olhos para montras ela se retirava para a sua sala onde se ocupava mais em buscar actualidade do mundo da moda através das redes sociais do que do seu trabalho que até estava clarificado no descritivo de funções. E gabava-se de sol a sol que era pontual.

11/08/2024 Última atualização 11H42
Opinião

“Vamos a Calumbo andar de barco, lá também tem”

Todos os vizinhos já tinham ido e gabavam-se de lá ter estado. Na rua e nas imediações, não se falava de outra coisa, senão do grande barco que estava atracado no Porto de Luanda. Eram tantos relatos que despertou a curiosidade de Mariquinhas.

11/08/2024 Última atualização 11H40
Opinião

Adeus, Andorinha de Sete Rios!

Em Lisboa, nuvens de andorinhas voavam em círculos, anunciando festivamente quem era o pássaro apaixonado da Preta Portuguesa, sem me passar pela cabeça o que estava a acontecer, diante dos meus olhos. Como disse, levado até às Docas do Tejo, vi navios...

11/08/2024 Última atualização 11H39
Opinião

Reutilização dos saberes inúteis no contexto do utilitarismo angolano

Uma nota de jornal, publicada a 5 de Agosto de 2021, dava conta que os cursos de Pedagogia, Psicologia e Filosofia deixariam de ser ministrados nos seis ISCED (Instituto Superior de Ciências da Educação) existentes no território nacional por não estarem alinhados às necessidades educativas do país e por não proporcionarem empregabilidade aos seus licenciados. A notícia, na verdade, surgiu na sequência da publicação do Decreto Executivo n.º 540/21 (Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação), via Diário da República – I.ª Série n.º 198 de 19 de Outubro de 2021, que aprova a “descontinuidade da ministração dos Cursos de Licenciatura em Ensino de Pedagogia e de Licenciatura em Ensino de Psicologia nas Instituições de Ensino Superior”.

11/08/2024 Última atualização 11H37
Opinião

O que cada cidadão pode fazer por Angola

Já muitos ouvimos a estória de um indivíduo a recolher o lixo,ciente que os seus braços e pernas não colheriam nem um terço da lixeirada da quilométrica praia suja; imunda. Claro que ele não a limpará toda. Fará apenas o que pode. Como moral da estória, fica o apelo para que cada um de nós faça a sua parte. Esse exemplo ajuda a perceber a frase: “muitas mãos fazem o trabalho leve”.

11/08/2024 Última atualização 11H29
Opinião

Histórias filosóficas e filosofias da Rússia Contemporânea -XI

As ideologias da extrema-direita estão agora a fazer furor. Após a Segunda Guerra Mundial nunca estiveram tão activas, atingindo elevados níveis de radicalização da juventude europeia. A vaga de racismo que assolou a Inglaterra é supremacista, fenotípica ou biológica contra emigrantes. Constitui um sinal de perigo. Pode dizer-se que as omissões e inconsistências maniqueístas ocidentais revelam-se, presentemente, como a casca de jinguba que vem à tona. A radicalização dos jovens não é fenómeno exclusivo do islamismo a que se reage com a islamofobia. Donde vem a inspiração dos ideólogos e políticos que radicalizam esses jovens? A origem está nas obras dos filósofos ocidentais que integram o cânone literário e filosófico das escolas e universidades europeias e norte-americanas. Alguns desses filósofos têm discípulos, igualmente, na Rússia. Por essa razão, Nietzsche (1844-1900)e Heidegger (1889-1976)são mestres tutelares de ideólogos das extremas-direitas norte-americanas, europeias e russas. Sendo assim, por que razão o estudo da obra de Heidegger interessa aos filósofos Africanos?

11/08/2024 Última atualização 09H27
Opinião

Professor versus influenciador digital

Entre os proclamados influenciadores, personal training, palestrantes, conselheiros e pseudo especialistas em tudo e nada, cujos discursos são ampliados e reconhecidos por via do poder concedido pelas diversas plataformas de comunicação digital, que os citam como os arautos de verdades imaculadas, onde fica o papel do professor tradicional?

11/08/2024 Última atualização 09H26
Opinião

A razão pública e o dever de civilidade

O que fortalece a cultura democrática em sociedades como a de Angola? É a força e a diversidade de sua sociedade civil e de suas instituições no debate político aberto para alcançar o bem-estar social. Uma sociedade civil robusta enriquece o debate político.O que isso significa? Assim como um homem comum deve se aprimorar, continuamente, para conquistar a mesma mulher, os governantes devem fazer o mesmo através de projectos públicos que reflectem o seu exercício governativo para conquistar a amizade cívica e a confiança dos cidadãos.

11/08/2024 Última atualização 09H23
Opinião

Semana marcada por eventos históricos

Na última semana, Angola foi palco de eventos de extrema relevância para o continente africano e para o Mundo. O início, no domingo, de um cessar-fogo no Leste da República Democrática do Congo (RDC), que havia sido acordado em Luanda, sob a mediação angolana, foi um desses acontecimentos. Outro feito de destaque foi a concretização das primeiras cirurgias robóticas, realizadas no Complexo Hospitalar de Doenças Cardiovasculares Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, igualmente na capital do País, com a participação de especialistas nacionais e norte-americanos. De lembrar que a instituição é uma homenagem ao Cardeal católico angolano, que em Maio celebrou 99 anos de vida, 70 dos quais como sacerdote.

11/08/2024 Última atualização 08H25
Opinião

Herói africano de Paris conquista um dia livre

Como nos tempos do namibiano Frank Fredericks, a flecha dos 200 metros, e da moçambicana Maria de Lourdes Mutola, nome respeitado dos 800, África voltou a ser um só povo e uma só nação, no desporto mundial. De Accra a Joanesburgo, o continente celebrou o ouro de Letsile Tebogo do Botswana, vencedor improvável na disputa com os favoritos chegados cheios de convicção dos Estados Unidos da América, país que ensina o seu cidadão a ser em tudo o primeiro, ainda que não seja o melhor.

10/08/2024 Última atualização 10H15
Opinião

Responsabilidade no trabalho e cidadania enquanto servidores públicos

Em Angola, a responsabilidade dos servidores públicos no trabalho é uma temática actual, actuante e eventualmente polémica, atendendo ao facto de que muitas críticas têm surgido através dos órgãos de comunicação social, das conversas no quotidiano entre cidadãos e até de decisores públicos com resposanbilidades no assunto.