Opinião

26/08/2024 Última atualização 11H33
Opinião

Os desafios da ética e de compliance nas organizações

Vivemos num mundo de muitas contradições onde a ciência e a tecnologia atingiram o seu ponto mais alto o que é uma conquista digna de reconhecimento, mas os valores continuam em queda no seio de muitas famílias, escolas, igrejas, empresas e organizações não empresariais, em suma, na sociedade em geral, tanto para os países considerados mais desenvolvidos, assim como os em via de desenvolvimento, lamentavelmente.

26/08/2024 Última atualização 11H30
Opinião

Núcleos de Direitos Humanos nas escolas

Angola aderiu, com a oportuna ratificação e sem reservas, aos principais Tratados de Direitos Humanos adoptados sob a égide das Nações Unidas e praticamente todos os Tratados de Direitos Humanos admitidos no quadro da União Africana, além da disposição constitucional que acolhe Convenções e Tratados Internacionais, com a aplicabilidade prática, nos termos da Constituição e leis em vigor.

25/08/2024 Última atualização 15H32
Opinião

“A fotografia é a poesia dos olhos”

O Dia Mundial da Fotografia, celebrado em 19 de Agosto, destaca a importância da fotografia como uma forma de arte, documentação e comunicação visual.

25/08/2024 Última atualização 14H43
Opinião

Esperteza da Anita acabou

O grito angustiado de choro de Anita colocou os vizinhos em alerta. A mensagem foi passando de boca em boca.

25/08/2024 Última atualização 14H42
Opinião

A vida sentimental do espelho

Sempre foi espinhoso para mim encarar o espelho, por isso desenvolvi durante largos anos uma certa fobia por espelhos. Evitei durante o tempo que me foi preciso o contacto com o objecto reflector. De jeito algum sou a minha própria imagem e semelhança.

25/08/2024 Última atualização 14H41
Opinião

“Olha o passarinho do Cazenga!”

Era uma linda manhã de sexta-feira, dia 16 de Agosto, e o sol brilhava. Os pássaros não tinham essa data em mente como Dia do Homem, nem Dia da Mulher para celebrar, mas, neste ano dois mil e vinte e quatro segundo o calendário gregoriano, fizeram uma grande festa com vários machos e fêmeas.

25/08/2024 Última atualização 10H40
Opinião

Uma conversa no programa “Leituras” da TPA há mais de duas décadas

Uanhenga Xitu, nome próprio em língua Kimbundu de Agostinho André Mendes de Carvalho, nasceu em Kalomboloca, a 29 de Agosto de 1924, Icolo e Bengo. Tendo falecido a 13 de Fevereiro de 2014. Celebra-se o seu centenário, nos próximos quatro dias. Na década de 50 do século XX, fazendo parte de uma grande rede clandestina de células da luta anticolonial, integrou o Grupo dos Enfermeiros, “Espalha Brasas”, em companhia de João Lopes Teixeira, José Diogo Ventura, Florêncio Gamaliel Gaspar, Garcia Lourenço Vaz Contreiras, Manuel Baptista de Sousa, Manuel Bernardo de Sousa. Conheceu Amílcar Cabral em Luanda. Em 1958, estabeleceu contactos com organizações políticas de angolanos residentes no Congo Belga (Armando Ferreira da Conceição e José Manuel Lisboa) e líderes nacionalistas da União dos Povos de Angola (UPA), residentes em Léopoldeville, Kinshasa. Realizou um encontro com Barros Nekaka da UPA. Foi preso em 1959, tendo feito parte do chamado “Processo dos 50”, julgado pelo Tribunal Militar e condenado a doze anos de prisão com perda dos direitos politicos por 15 anos. Cumpriu os oito anos da sua pena de prisão no campo de concentração do Tarrafal. Após a Independência de Angola ocupou vários cargos políticos.

25/08/2024 Última atualização 09H08
Opinião

Dos Jovens do Prenda a Pedrito (I)

Até ao momento em que decidi escrever este texto, feito um ensopado de géneros jornalísticos, desconheço o factor emocional que se apossou de mim impondo à subjectividade da minha identidade,um sentido de obedeciência com perfil de fidelidade canina, para ocupar-me a ouvir músicas do agrupamento Os Jovens do Prenda, na sua melhor versão em termos de integrantes e, quiçá, performance na execução.

25/08/2024 Última atualização 09H05
Opinião

Imaculada hospitalidade

As lágrimas desdobravam-se sobre a face dela naquela noite apressada, graças às espessas nuvens de que o céu escolheu vestir-se. Gostaria de visualizar a beleza do acaso, mas elas não fizeram caso do meu desejo. A infante, cuja idade ia às portas de completar o terceiro ciclo, detinha o título de rainha por ser caçula.

25/08/2024 Última atualização 09H04
Opinião

Juventude como catalisadora dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em Angola

Em 2015, Angola, ao lado de outros Estados-Membros das Nações Unidas (ONU), adoptou a agenda global dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), parte do compromisso da agenda 2030. A agenda contempla 17 objectivos que estão interconectados e visam abordar os desafios globais enfrentados pela humanidade, como a pobreza, a desigualdade, as mudanças climáticas, a degradação ambiental e a paz e a justiça.

24/08/2024 Última atualização 09H15
Opinião

A força da resiliência na transformação económica contemporânea de Angola

Angola tem testemunhado, nos últimos tempos, uma notável transformação no âmbito económico, impulsionada por um conjunto de reformas estruturais e políticas económicas de carácter assertivo e estratégico.

24/08/2024 Última atualização 09H05
Opinião

Respeito e consideração às famílias camponesas

"Se estivermos determinados, com objectivos e metas bem definidos, e o Executivo, empresários, famílias camponesas organizadas e apoiadas, transportadores e comerciantes juntarem as mãos para esta causa comum do combate à fome e à pobreza e do aumento da produção interna de bens alimentares, saíremos vitoriosos”, disse o Presidente João Lourenço, quarta-feira, durante a segunda reunião ordinária do Conselho da República, convocada para analisar a segurança alimentar e a produção nacional.