Opinião

12/08/2024 Última atualização 10H24
Opinião

Empoderando a juventude africana: um compromisso com o nosso futuro

Hoje, celebra-se o Dia Internacional da Juventude, uma efeméride sobre a qual importa fazer inúmeras reflexões.

12/08/2024 Última atualização 10H22
Opinião

A relação entre a Ética e Responsabilidade Social das empresas

A era contemporânea trouxe para o mundo empresarial vários desafios, que exigem a adopção de novas posturas e procedimentos de actuação por parte de gestores e profissionais de modo geral, que permitem o desenvolvimento da performance económica, financeira e social, onde a acção combinada entre a ética e a responsabilidade social é chamada a exercer o papel fundamental na operacionalização de qualquer plano estratégico empresarial e/ou de organizações não empresariais.

12/08/2024 Última atualização 10H20
Opinião

A cobertura escolar em todo o país

O número de crianças fora do Sistema de Ensino, anualmente em todo o país, nos últimos anos, deve levar a uma profunda reflexão, na medida em que nada justifica, atendendo aos investimentos feitos na construção de escolas, reabilitação de salas de aula e a contratação de professores. Todos os anos, um dos sectores que cresce de forma significativa é o da Educação, um dado que deveria servir para, em sentido inverso, vermos o número de menores fora do sistema de ensino a diminuir consideravelmente de Cabinda ao Cunene.

12/08/2024 Última atualização 10H15
Opinião

O papel transformador da juventude angolana no Desenvolvimento Sustentável

Todos os anos o mundo celebra a 12 de Agosto o Dia Internacional da Juventude. Este ano o tema da celebração centra-se nas “Competências Digitais para a Juventude”. A escolha deste tema visa realçar o papel crucial da juventude na aceleração do progresso dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) através da digitalização.

11/08/2024 Última atualização 11H44
Opinião

O amante da troca de nomes

Andamos às voltas com a invenção da roda, mas ficamos cépticos quanto à da bola, que, por sinal, é redonda. Num passado distante até religiosos se opunham à ideia de que a terra girava à volta do sol, com desaguisados para quem defendia este postulado. Debate de ideias e de opinião foi sempre praia apetecível, sobretudo para quem crê que a hegemonia, estar presente e fazer a diferença,é ser rei em terra de cegos.

11/08/2024 Última atualização 11H43
Opinião

Os três relógios

Discutiam três colegas de serviço sobre quem de entre elas era a mais útil à organização. Suraya, esbelta de parar o trânsito, gabava-se de ser a mais elogiada e que tudo fazia para impressionar as colegas e a chefia todos os dias. Atendendo que os chefes tinham decidido ser madrugadores, ela, catadora de elogios, começou, também a chegar cedo. Porém, mal começassem a chegar os colegas sem olhos para montras ela se retirava para a sua sala onde se ocupava mais em buscar actualidade do mundo da moda através das redes sociais do que do seu trabalho que até estava clarificado no descritivo de funções. E gabava-se de sol a sol que era pontual.

11/08/2024 Última atualização 11H42
Opinião

“Vamos a Calumbo andar de barco, lá também tem”

Todos os vizinhos já tinham ido e gabavam-se de lá ter estado. Na rua e nas imediações, não se falava de outra coisa, senão do grande barco que estava atracado no Porto de Luanda. Eram tantos relatos que despertou a curiosidade de Mariquinhas.

11/08/2024 Última atualização 11H40
Opinião

Adeus, Andorinha de Sete Rios!

Em Lisboa, nuvens de andorinhas voavam em círculos, anunciando festivamente quem era o pássaro apaixonado da Preta Portuguesa, sem me passar pela cabeça o que estava a acontecer, diante dos meus olhos. Como disse, levado até às Docas do Tejo, vi navios...

11/08/2024 Última atualização 11H39
Opinião

Reutilização dos saberes inúteis no contexto do utilitarismo angolano

Uma nota de jornal, publicada a 5 de Agosto de 2021, dava conta que os cursos de Pedagogia, Psicologia e Filosofia deixariam de ser ministrados nos seis ISCED (Instituto Superior de Ciências da Educação) existentes no território nacional por não estarem alinhados às necessidades educativas do país e por não proporcionarem empregabilidade aos seus licenciados. A notícia, na verdade, surgiu na sequência da publicação do Decreto Executivo n.º 540/21 (Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação), via Diário da República – I.ª Série n.º 198 de 19 de Outubro de 2021, que aprova a “descontinuidade da ministração dos Cursos de Licenciatura em Ensino de Pedagogia e de Licenciatura em Ensino de Psicologia nas Instituições de Ensino Superior”.

11/08/2024 Última atualização 11H37
Opinião

O que cada cidadão pode fazer por Angola

Já muitos ouvimos a estória de um indivíduo a recolher o lixo,ciente que os seus braços e pernas não colheriam nem um terço da lixeirada da quilométrica praia suja; imunda. Claro que ele não a limpará toda. Fará apenas o que pode. Como moral da estória, fica o apelo para que cada um de nós faça a sua parte. Esse exemplo ajuda a perceber a frase: “muitas mãos fazem o trabalho leve”.

11/08/2024 Última atualização 11H29
Opinião

Histórias filosóficas e filosofias da Rússia Contemporânea -XI

As ideologias da extrema-direita estão agora a fazer furor. Após a Segunda Guerra Mundial nunca estiveram tão activas, atingindo elevados níveis de radicalização da juventude europeia. A vaga de racismo que assolou a Inglaterra é supremacista, fenotípica ou biológica contra emigrantes. Constitui um sinal de perigo. Pode dizer-se que as omissões e inconsistências maniqueístas ocidentais revelam-se, presentemente, como a casca de jinguba que vem à tona. A radicalização dos jovens não é fenómeno exclusivo do islamismo a que se reage com a islamofobia. Donde vem a inspiração dos ideólogos e políticos que radicalizam esses jovens? A origem está nas obras dos filósofos ocidentais que integram o cânone literário e filosófico das escolas e universidades europeias e norte-americanas. Alguns desses filósofos têm discípulos, igualmente, na Rússia. Por essa razão, Nietzsche (1844-1900)e Heidegger (1889-1976)são mestres tutelares de ideólogos das extremas-direitas norte-americanas, europeias e russas. Sendo assim, por que razão o estudo da obra de Heidegger interessa aos filósofos Africanos?

11/08/2024 Última atualização 09H27
Opinião

Professor versus influenciador digital

Entre os proclamados influenciadores, personal training, palestrantes, conselheiros e pseudo especialistas em tudo e nada, cujos discursos são ampliados e reconhecidos por via do poder concedido pelas diversas plataformas de comunicação digital, que os citam como os arautos de verdades imaculadas, onde fica o papel do professor tradicional?