Opinião

19/09/2024 Última atualização 09H51
Opinião

Arrancou o Censo

As pedras estão lançadas. É certo e visível. Não há mais espaço para recuos. Os obstáculos se dissiparam de vez, dando lugar a realidades concretas. Se ainda existiam dúvidas, elas foram esclarecidas.

19/09/2024 Última atualização 09H47
Opinião

Angola na Cimeira China-África: um recado diplomático subtil ou uma estratégia de continuidade?

A relação entre Angola e China tem se consolidado desde os seus primeiros anos, uma parceria que foi estabelecida em 1983 pelo então Chefe de Estado José Eduardo dos Santos e seu homólogo Li Xiannian.

19/09/2024 Última atualização 09H42
Opinião

O fogo e a água

“O mundo foi dividido em duas partes – uma de fogo e outra de água. Cilpe governava a terra do fogo, um lugar de calor e luz. Blul, por outro lado, governava o reino da água, um mundo de frescor e profundidade. Mas, enquanto estavam separados, ambos os deuses perceberam que seus mundos estavam incompletos.”

18/09/2024 Última atualização 10H00
Opinião

Neoliberalismo, Internet e redes sociais

A Internet, que no início era apenas um aplicativo militar, passou a partir do início do presente milénio, quando começou a ter um generalizado uso civil, a ser considerada e apresentada como uma espécie de alfa e ómega da liberdade e da democracia.

18/09/2024 Última atualização 09H59
Opinião

Guerra da Ucrânia e o mindset ocidental

Há dias, o major-general português Isidro Morais Pereira, explicando os contornos da guerra da Ucrânia, colocou as coisas nos seguintes termos, relativamente ao que está em causa com aquele conflito, dizendo “ou vence a ordem liberal ocidental, baseada em democracia, liberdade, mercado livre ou vence a autocracia” que, na sua opinião, é representada por países que citou pelos nomes, Rússia, China, Irão, Coreia do Norte, Vezenuela.

17/09/2024 Última atualização 09H15
Opinião

Por que o continente africano continua encalhado? Conclusão

Ocorre então a existência de aspectos culturais profundos que vale a pena reflectir dado o seu impacto no desenvolvimento, com relevância para aspectos que se prendem com a mind set, ou seja, a forma como lidamos com os outros e o próprio universo, fazendo prevalecer muitas vezes o imediato, que dá lugar aos desvios ético-morais.

17/09/2024 Última atualização 09H05
Opinião

A celebração e preservação do Dia do Herói Nacional

O Dr. António Agostinho Neto, o primeiro Presidente de Angola e Pai da Nação Angolana, se vivo, completaria, hoje, 102 anos de idade, data imortalizada pelo Estado angolano como Dia do Herói Nacional.

17/09/2024 Última atualização 07H10
Opinião

O consumo de água na agricultura em Angola

A água é um recurso natural e indispensável para o consumo humano, de animais e plantas. Não obstante ser natural, ela é um recurso finito.

16/09/2024 Última atualização 12H19
Opinião

Emprego em Angola

A evolução do emprego em Angola no segundo trimestre de 2024 apresenta resultados dignos de cuidada ponderação, apresentados pelo Inquérito ao Emprego em Angola (IEA).

16/09/2024 Última atualização 11H45
Opinião

Equilíbrio entre a liquidez e a desvalorização cambial

Indicadores actuais revelam um cenário económico em Angola que deverá influenciar significativamente as decisões do Comité de Política Monetária (CPM) do Banco Nacional de Angola (BNA) na sua próxima reunião.

16/09/2024 Última atualização 11H41
Opinião

Por que o continente africano continua encalhado?(1)

Havia a alguns anos uma ideia generalizada de que o século XXI seria consagrado ao desenvolvimento africano. Praticamente, vinte e cinco anos depois, ou seja, um quarto de século depois, parece a todos que os afro-pessimistas tinham razão. África não sai do lugar, a maioria dos países do continente não descola do espectro de pobreza, e se agudiza em alguns casos a instabilidade política e militar, a fome, choques climáticos e um mar de situações que nos remetem constantemente a inquietante questão: por que razão?

16/09/2024 Última atualização 11H35
Opinião

Ética e Relações Humanas na vida Sócio-Organizacional

Vivemos num mundo de conflitos de vária ordem e natureza quer nas famílias quer nas organizações e na sociedade de modo geral, tendo como uma das principais causas a falta de boas relações humanas.