Opinião

Independência petrolífera

Editorial

O petróleo ainda continua a ser a principal fonte geradora de energia. De origem fóssil, forma-se através da decomposição de restos de animais e vegetais que ficaram durante milhões de anos submetidos, entre outros factores, a altas temperaturas, à pressão da terra, pouca oxigenação e daí resultar na formação das chamadas jazidas de petróleo.

05/05/2022  Última atualização 10H45

Entretanto, são necessários milhares de anos para que uma rocha sedimentar armazene quantidade suficiente desta matéria orgânica.

Angola está no "ranking” dos maiores produtores de petróleo em África, em 2021, lugares onde se encontram também a Nigéria e Líbia. No contexto dos países da região Austral do continente africano, Angola tem domínio, embora já se fale em exploração deste recurso em Moçambique, em quantidades ainda reduzidas. Uma pequena descoberta próxima do campo de gás de Temane, na província de Inhambane, permitiu à petrolífera sul-africana Sasol  pensar na produção comercial de petróleo.

O mundo do petróleo é dinâmico, pois não termina na extração, ou seja, o petróleo bruto passa por diferentes etapas de transformação nas refinarias. Nestas, procede-se à separação dos diversos tipos de hidrocarbonetos presentes no petróleo e daí proporcionar a produção dos derivados.

Entre os principais produtos estão a gasolina, óleo diesel, gás liquefeito, querosene para aviões a jato, querosene para iluminação, solventes, lubrificantes, coque de petróleo, resíduos e parafinas. A maioria das refinarias localiza-se próximo aos principais pontos produtores de petróleo.

Aqui está a boa nova. Está a chegar a Refinaria de Cabinda. O equipamento foi já submetido ao "Teste de Aceitação na Fábrica”, nas instalações da VFuels, nos Estados Unidos da América. Logo, em princípio, está a caminho. O ensaio da máquina foi testemunhado pelo ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo.

Depois da verificação, o ministro não escondeu a satisfação: "Um momento fundamental para a implementação global da estratégia definida pelo Governo liderado pelo Presidente da República, João Lourenço”, e que visa a independência do país ao nível da produção própria de produtos derivados do petróleo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Opinião