Política

Incentivado fomento do auto-emprego

Os membros do Comité Nacional da JMPLA recomendaram, no sábado, em Luanda, que o Executivo continue a trabalhar na implementação dos vários programas e projectos que fomentem o auto-emprego, bem como incentivar a participação da juventude no aumento da produção nacional.

15/02/2021  Última atualização 09H44
Crispiniano dos Santos pediu o reforço da unidade © Fotografia por: João Gomes |Edições Novembro
A recomendação saiu da terceira sessão ordinária do Comité Nacional da organização juvenil do partido no poder, que esteve reunido, na sexta-feira e no sábado, sob o lema "JMPLA, pela cidadania e pelo progresso, construamos um futuro melhor”.
Os participantes exortaram a melhoria das formas e canais de comunicação com os jovens, sobre o grau de implementação e os resultados dos principais projectos económicos que beneficiam a juventude.

Segundo o comunicado final da reunião, os membros do Comité Nacional da JMPLA solicitaram, igualmente, que se reduza a burocracia no processo de concessão e no acesso ao crédito juvenil, privilegiando-se a criação dos mecanismos de acompanhamento, consultoria, aceleração e monitoria dos projectos financiados. 

A aposta no apoio e promoção de pequenos negócios, sobretudo os que são desenvolvidos por jovens nas comunidades, o reforço da inclusão económica dos jovens nas zonas rurais, através de projectos adaptáveis à realidade local, bem como a intensificação do processo de diversificação da economia, mediante uma forte aposta na agricultura, indústria e pescas, são outras das recomendações da organização juvenil.

O Comité Nacional solicitou o reforço da implementação dos programas de formação técnico-profissional e de concessão de estágios.  Durante a reunião, foram aprovadas duas moções, uma de agradecimento à direcção do MPLA e outra de apoio ao presidente do partido, João Lourenço, pela "condução das reformas políticas, económicas e sociais que visam a melhoria da qualidade de vida” das pessoas.

O encontro, decorrido por videoconferência, contou, no sábado, com a participação do ministro da Economia e Planeamento, Sérgio Santos, que apresentou o tema "Em-prego em Angola: caracterização e perspectivas no período 2018-2022”.
A sessão de encerramento foi presidida pelo primeiro secretário nacional da JMPLA, Crispiniano dos Santos, que apelou para o reforço da unidade no seio da organização, para se alcançarem os objectivos preconizados.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política