Regiões

Inaugurada subestação eléctrica

Venâncio Victor | Malanje

Jornalista

Uma subestação eléctrica de 5 MVA foi inaugurada, quinta-feira(19), em Calandula, província de Malanje, pelo ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, no âmbito do projecto de electrificação do município.

20/05/2022  Última atualização 10H20
© Fotografia por: DR

Na ocasião, o ministro congratulou-se com a entrada em funcionamento da subestação eléctrica, sublinhando que a obra foi concluída há bastante tempo, mas só não foi inaugurada na altura porque faltava a rede de distribuição de energia. Nesse momento, referiu, já existe uma boa cobertura em termos da rede de distribuição de energia, que se estende à comuna de Suqueco.

Ainda assim, disse, falta efectuar-se outras ligações domiciliares, devendo a Empresa Nacional de Electricidade (ENDE), encarregar-se de fazer as ligações naqueles pontos onde já existem os Postos de Transformação (PT), com recurso aos prestadores de serviços e de acordo com os meios técnicos existentes na província.

João Baptista Borges defendeu ainda a extensão da rede em Cacuso, em particular na comuna do Suqueco, cabendo ao Governo a aquisição dos PT e ao Ministério da Energia e Águas a ajuda na montagem e na ligação à rede e às ligações domiciliares.

A comuna de Suqueco, conta com uma rede de média tensão de 30 KV, outra de 2 KM de baixa tensão e com PT que permitiu a realização de 200 ligações domiciliares.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões