O projecto cultural e filantrópico “Sou angolano, sou da paz e lutarei pela paz” iniciou, segunda-feira, as inscrições, online, para concursos de dança, música, literatura e teatro, no âmbito das comemorações do Dia da Paz e Reconciliação Nacional, a assinalar-se a 4 de Abril.
“A revitalização das Línguas Nacionais no país”, tendo como referência o kimbundu, é o mote da primeira conferência internacional a ser realizada sexta-feira, às 14h00, via online, com transmissão em directo pela Zoom, a partir do Canadá, numa iniciativa do Orfanato Pequena Semente.
As obras de melhoramento e reestruturação da sede da União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC-SA) terminam no próximo dia 30, com a reinauguração agendada para o Dia da Cultura Nacional, 8 de Janeiro de 2021, informou, neste domingo, o secretário-geral interino da instituição.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA União Europeia (UE) congratulou-se, esta quinta-feira , com a decisão adoptada pelo novo Presidente norte-americano, Joe Biden, de aderir novamente ao Acordo de Paris, de combate às alterações climáticas, vincando que esta é uma “responsabilidade colectiva global”.
A directora regional para África da Organização Mundial de Saúde (OMS), Matshidiso Moeti, alertou hoje para o risco de África ficar para trás no acesso às vacinas, criticando a acumulação de doses nos países ricos.
A inauguração das obras de reabilitação do antigo Campo de Concentração do Tarrafal, na ilha cabo-verdiana de Santiago, atual Museu da Resistência, vai decorrer este sábado, com alguns meses de atraso devido à pandemia de covid-19.
O Presidente da República Centro-Africana, Faustin-Archange Touadéra, na prática, iniciou, ontem, um segundo mandato, mas já está envolvido em grande controvérsia e conflito, uma vez que a sua vitória eleitoral, confirmada na se-gunda-feira, pelo Tribunal Constitucional, foi prontamente rejeitada pela oposição.
Estudiosos alertam que as redes sociais são altamente viciantes, sobretudo, pelo facto de as chamadas “curtidas” conseguirem activar o neurotransmissor dopamina. Os jovens parecem ser as principais vítimas desta “pandemia”, que afecta indivíduos e famílias.
O vírus, causa da actual pandemia, que chegou a ser considerado “democrata”, por atacar indiscriminadamente milionários e indigentes, afinal não é tanto assim, não por não querer, mas pelas desiguais capacidades de defesa das vítimas.
Um dado divulgado no passado domingo nos Estados Unidos atesta que as mentiras e falsidades propaladas pela Internet pelos trumpistas em geral diminuíram 70 por cento após o encerramento das contas do ex-presidente do país (o novo, Joe Biden, assume hoje) e dos seus aliados. Pela parte que me cabe, não tenho dúvidas: isso é bom para a democracia americana e um exemplo para as demais democracias.
Com os olhos virados para as eleições gerais do próximo ano, a UNITA aprovou, terça-feira, o plano de actividades para o primeiro trimestre e elegeu 2021 como "o Ano da mobilização dos patriotas para a alternância do poder" no país.
Estão sujeitos à protecção especial os cidadãos vulneráveis à infecção por Covid-19, nomeadamente pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com doença crónica considerada de risco, de acordo com as orientações das autoridades sanitárias, designadamente os imuno-comprometidos, os doentes renais, os hipertensos, os diabéticos, os doentes cardiovasculares, doentes respiratórios crónicos, doentes oncológicos, doentes com anemia falciforme e pessoas com obesidade.
A secretaria-geral da Organização da Mulher Angolana (OMA) disse, ontem, em Luanda, que vão continuar a aumentar a capacidade organizativa e afirmar-se como peça fundamental na educação e mobilização das mulheres para a materialização dos ideais políticos do partido.
As anotações, pelo Tribunal Constitucional, das reuniões do Bureau Político e do Comité Central da FNLA, na sequência das quais foi nomeado um novo secretariado-geral, estão dependentes da decisão sobre o processo de destituição do ex-secretário-geral, Pedro Mocombe Dala, esclarece um despacho daquele órgão jurisdicional.
Pelo menos, 35 cidadãos angolanos que viviam na condição de refugiados no centro de acolhimento de Mayukuayukua, na República da Zâmbia, regressaram definitivamente ao país e foram alojados, desde o dia 29 de Dezembro de 2020, na sede comunal do Missombo, a 16 quilómetros da cidade de Menongue, província do Cuando Cubando.
Mais de 3 mil cidadãos do sexo masculino, nascidos entre um de Janeiro à 31 de Dezembro de 2003 devem ser registados na província do Cuanza-Norte durante o processo de recenseamento militar, afirmou ontem, na cidade de Ndalatando, o chefe de Departamento do Distrito de Recrutamento e Mobilização, coronel Ribeiro Tomás.