Economia

INAPEM tem certificadas 36 445 empresas pelo país

O Instituto Nacional de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) tem controlado, até ao momento, nos registos um total de 36 445 empresas certificadas, das quais 30 717 são micro; 2 934 pequenas e outras 2 792 médias empresas.

19/01/2023  Última atualização 08H50
Instituto afecto ao Ministério da Economia e Planeamento reforça programas de formação © Fotografia por: DR

De acordo com dados obtidos pelo Jornal de Economia & Finanças (JEF), no final de 2022, estavam ainda registados nos serviços do Instituto Nacional de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) 10 086 empreendedores, 60 "startups”, 56 incubadoras de empresas e 3.182 projectos.

Dados disponibilizados naquela ocasião sinalizaram um registo, até meados de Novembro, de mais de 100 empresas nacionais inscritas no Serviço Feito em Angola, das quais 77 habilitadas, 61 com selo de certificação e mais de 315 produtos registados.

Em Dezembro, os números subiram. Os selos "Feito em Angola” eram já usados por 501 produtos registados por 120 empresas aderentes ao serviço, na sequência de 159 processos aprovados, depois de 439 candidaturas recebidas. Ainda em Dezembro, o INAPEM certificou 19 empresas, com a entrega de Licença e de Certificados de adesão do Selo "Feito em Angola”.

Selos

Os selos de certificação foram atribuídos a 15 empresas de Luanda, duas do Namibe, Zaire e Moxico, com uma cada, ligadas à produção alimentar, consumíveis hospitalares, material de construção, processamento de pescado e transformação, mobiliário e também as embalagens de cartão.

Em Dezembro, o INAPEM organizou, conjuntamente com a Eventos Arena, a 1ª edição da "Expo Feito em Angola”.

Durante a exposição, os expositores e demais visitantes receberam conteúdos associados à produção nacional, desde fichas de inscrição, folhetos explicativos e produtos com Selo Feito em Angola.

O Instituto Nacional de Apoio às Micros, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) está a expandir o serviço "Feito em Angola” para o interior do país. A finalidade é estimular as empresas para a adesão ao "Selo Feito em Angola”, que visa estimular o consumo e a produção nacional.

Recentemente, na província de Luanda, o INAPEM dirigiu uma acção formativa de dois dias, com 150 mulheres da província de Luanda. São microempreendedoras, que foram potenciadas com técnicas de vendas, marketing, módulos sobre educação financeira, tecnológica e acesso aos financiamentos.

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