Sociedade

INAMET prevê temperaturas muito baixas no Centro e Sul

Alberto Quiluta

Jornalista

O período de calor, coincidentemente o da época chuvosa, termina hoje, oficialmente, em toda a extensão do território angolano, dando início ao Cacimbo, que este ano registará temperaturas abaixo do normal.

15/05/2022  Última atualização 09H55
No tempo seco é recomendada a utilização de roupas adequadas para evitar doenças respiratórias © Fotografia por: DR

De acordo o meteorologista Gomes Muanza, director-adjunto do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET), as mudanças durante o Cacimbo consubstanciam-se na descida gradual da temperatura do ar. As manhãs serão húmidas, com o aumento da pressão atmosférica e da humidade relativa.

"É importante destacar que depois de 15 de Maio, ainda podem se registar   chuvas ocasionais, "associadas ao padrão de circulação atmosférica de região em região”.

Teremos uma época com muito frio, principalmente no Centro e Sul do país.

Para  a época que começa hoje, prevêm-se temperaturas mínimas inferiores a 10ºC nas províncias do centro e sul, nomeadamente  Bié, Huambo, Moxico, Cunene e Cuando Cubango. Nas províncias do Namibe, Benguela, Oeste do Cuanza-Sul, Cuanza-Norte, Uíge, Norte de Malanje, Lunda-Norte e Leste da Lunda-Sul os valores mais baixos estarão entre 12 e 15ºC.

Para as províncias do centro e sul do país, as temperaturas médias mínimas poderão ficar abaixo de 10ºC. Nas regiões norte e litoral as temperaturas mais baixas estarão entre 12 e 20ºC.  

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade