Sociedade

INAMET prevê chuva abaixo da média normal

Engrácia Francisco

Jornalista

A previsão do Instituto Nacional de Meteorológia e Geofísica (INAMET) para o final da época chuvosa deste ano, é de chuva abaixo da média climatológica, na maior parte do país, anunciou, domingo, em Luanda, o director-geral da instituição.

15/04/2024  Última atualização 09H09
© Fotografia por: DR

João Afonso recomendou, ainda, a todos os cidadãos que acompanhem as previsões meteorológicas diariamente, de forma a  manterem-se informados sobre as condições de tempo locais e agir adequadamente.

De acordo com o director do INAMET, a instituição tem, em curso, um estudo sobre o início e fim das estações chuvosas no país, a partir do qual indicam que, em média, o final da época chuvosa, para muitas províncias do Sul E Sudeste de Angola, como Namibe, Cunene, Cuando Cubango e  Moxico, é o mês de Abril.

Por outro lado, acrescentou, o mesmo estudo indica ainda que as províncias de Luanda, Bengo, Cuanza-Norte, Zaíre, Cabinda e partes das províncias do Cuanza-Sul, Malanje e Uíge, tendem a registar chuvas intensas no mês de Abril, com o final da estação chuvosa a ocorrer no mês de Maio. 

Ao contrário do comum, realçou, este ano, no mês de Março, grande parte do país recebeu chuvas abaixo da média histórica, tendo acrescentado que se registou temperatura do ar acima da média histórica em quase todo o território nacional.

"Em algumas localidades das províncias do Cuando Cubango, Moxico e Huíla, os valores da temperatura do ar foram 4 graus célsus acima da média histórica", informou, acrescentando que com isso, pode-se afirmar que, em geral, estamos a registar uma época chuvosa atípica, muito quente quando comparada com as anteriores.

Para época do Cacimbo o director aconselhou os automobilistas, a ter  precaução nas estradas, devido à baixa visibilidade.


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade