Sociedade

INAMET inaugura hoje novo centro de dados

Edivaldo Cristóvão

Jornalista

Um centro de partilha de dados para o controlo e previsão dos serviços climátcos é inaugurado, hoje, em Luanda, pelo ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), Mário Oliveira.

09/05/2023  Última atualização 07H10
Centro de partilha de dados para o controlo e previsão vai beneficiar 15 países da África Austral © Fotografia por: Angop

De acordo com o director do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET), João Afonso, o centro está avaliado em mais de oito milhões de euros e vai funcionar como um servidor de informações em tempo real para 15 países membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), e será monitorado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM).

Para o efeito, Angola acolhe,  desde ontem até sábado, um seminário sobre os serviços climáticos da SADC, onde participam vários especialistas e investigadores do clima, com o objectivo de definir as estratégias de funcionamento do servidor e outros aspectos.

João Afonso esclareceu que o projecto gobal serve para combater as alterações climáticas relacionadas à  seca e cheias, de forma a salvar vidas e alavancar a economia dos países da SADC.

Angola foi contemplada para ser o ponto focal para África Austral, em 2019, depois de um processo de selecção, durante o qual os países da região divulgaram os projectos tecnológicos dos centros metereológicos.

O director do INAMET explicou que o lançamento do projecto estava previsto para 2020, mas devido à pandemia da Covid-19  foi adiado.

"Em termos tecnológicos, Angola está no topo dos países de África e comparável aos mais desenvolvidos da Europa e América. Temos, por exemplo, a estação de medição de altitude, que no continente só há na Argélia, porque em outros países esta previsão é feita de forma convencional. Pelo facto de apresentarmos um grande potencial tecnológico fomos escolhidos como o ponto focal desta região”, justificou. João Afonso disse que o objectivo do servidor é integrar todos os produtos de forma optimizada para atender as metas estabelecidas.


Serviços climáticos

O Programa de Serviços Climáticos e Aplicativos Relacionados (ClimSA) da SADC, referiu, contribui para o desenvolvimento das capacidades dos decisores a todos os níveis, assim como para a utilização eficaz das informações dos serviços climáticos.

O objectivo do pograma ClimSA da SADC é contribuir para os esforços de adaptação dos países membros às alterações climáticas e à variabilidade climática, fornecendo serviços de previsão e informação climática de base científica aos processos de planeamento nacionais e regionais.

Serve igualmente para reforçar a cadeia de valor dos serviços climáticos, através do desenvolvimento das capacidades dos decisores a todos os níveis, de modo a utilizarem eficazmente a informação e os serviços climáticos. O programa é financiado pela União Europeia (UE).

O encontro vai combinar quatro actividades-chave do programa ClimSA da SADC, sob uma coordenação única, nomeadamente, realizar o primeiro exercício de levantamento das partes interessadas e dos serviços climáticos para o país prioritário, estabelecer canais de comunicação e processos de participação.

Consiste em sensibilizar e dar início a execução técnica no país prioritário, com base na qual se podem desenvolver outros compromissos nacionais necessários para a execução do programa, reforça ainda as capacidades de partilha de dados em colaboração com a OMM e convocar a 4ª reunião do Subcomité do PMC sobre ClimSA (comité director) da SADC, que decorre anualmente. 

Os objectivos específicos da 4.ª reunião do Subcomité é ratificar um acordo para a elaboração de uma declaração conjunta da região da SADC para disponibilizar dados meteorológicos das operações do CCR e dos serviços climáticos, rever o projecto de estratégia para que o CSC da SADC alcance o estatuto de CCR designado, e analisar os planos de trabalho, relatórios intercalares, obter do comité orientações e apoio para a execução contínua do programa.

O INAMET é uma instituição tutelada pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), que organiza o seminário internacional, visando, igualmente, proporcionar o desenvolvimento da capacidade de partilha de dados para os Serviços Meteorológicos e Hidrológicos Nacionais dos Estados-membros da SADC, em colaboração com a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

No seminário sobre os serviços climáticos da SADC estão presentes especialistas e pesquisadores do clima vindos da Inglaterra, Portugal e Suíça, além de embaixadores dos países membros da SADC acreditados em Angola.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade