O Instituto Nacional de Luta Anti-Drogas (INALUD) defendeu, terça-feira(29), a instalação de uma “Casa Dia” no Dundo, província da Lunda-Norte, para atender a casos de desintoxicação, tratamento, acompanhamento e reinserção social dos toxicodependentes, por via de acções psicoterapêuticas.
Realçou, igualmente, que o centro vai ajudar no desenvolvimento de actividades socialmente úteis, com a inclusão de iniciativas de artes e ofícios, no quadro da formação técnico-profissional dos pacientes.
O responsável do INALUD ressaltou a importância de que se reveste a criação dos referidos serviços, tendo em conta o aumento do número de pessoas que consume drogas e álcool.
Para o ambicioso projecto, que visa, fundamentalmente, reforçar o combate cerrado contra as drogas e as toxicodependências que tanto mal fazem à saúde humana, o INALUD necessita apenas de instalações para a sua materialização. Manuel Borges acrescentou que a unidade pode, também, atender cidadãos de outras províncias, sobretudo, os da região Leste.
Por isso, avançou que a direcção-geral do INALUD endereçou uma carta às estruturas centrais da Caixa de Segurança Social das Forças Armadas Angolanas (FAA), para a cedência, em regime de arrendamento, das antigas instalações deste organismo, localizadas no Distrito Urbano do Dundo, para servirem de unidade de desintoxicação, tratamento e reinserção social dos toxicodependentes.
A "Casa Dia”, sublinhou, privilegia a reabilitação e reinserção social dos toxicodependentes mediante actividades produtivas, incluindo a agricultura, para se evitar a exclusão.
O INALUD defende a necessidade de uma cooperação multidisciplinar indispensável à implementação dos projectos da instituição, para a reabilitação dos toxicodependentes, uma patologia decorrente da falta de afecto e auto-estima, bem como sobre a instalação de uma "Casa Dia”, no modelo da Cidade de Jerusalém (Israel).
Manuel Borges garantiu que, a par do espaço para o centro de acompanhamento, estão em curso contactos junto do Governo da Lunda-Norte, com vista à concessão de uma área para a exploração agro-pecuária e instalação dos projectos de artes e ofícios, como serviços integrados à "Casa Dia”.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Instituto Nacional de Recursos Hídricos do Ministério da Energia e Águas informou, hoje, que devido às fortes chuvas ds últimos dias, na cidade de Ondjiva, província do Cunene, houve deslocamento de placas numa das secções do Canal Condutor Geral do Cafu.
Um total de 1.300 casos de cancro são diagnosticados, anualmente, em Angola, de acordo com os dados do Instituto Angolano e Controlo do Cancro (IACC), divulgados, ontem, por ocasião do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro.
O governador provincial de Luanda, Manuel Homem considerou, esta sexta-feira, que os Centros de Emprego, que estão a ser revitalizados e modernizados pelo Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, servem para dar mais oportunidades aos jovens desempregados.
O Serviço de Investigação Criminal (SIC), anunciou, esta sexta-feira, em Luanda, o desmantelamento de uma rede criminosa de funcionários bancários que facilitavam a introdução de dólares falsos no mercado nacional.
Subiu para 3.600 o número de vítimas mortais, do terramoto de magnitude 7,8 na escala de Richter, registado na Turquia, perto da fronteira com a Síria, de acordo com os mais recentes relatórios provisórios, divulgados, na noite desta segunda-feira, pela Presidência de Gestão de Emergências e Desastres (AFAD) da Turquia.