Regiões

INAC regista aumento de casos de violência

Adelaide Mualimusi | Ondjiva

Jornalista

O Instituto Nacional da Criança (INAC), no Cunene, registou, de Janeiro a Agosto deste ano, 266 casos de violências contra menores, um aumento de 189 ocorrências em relação ao mesmo período do ano passado.

24/09/2023  Última atualização 10H52
Fuga à paternidade entre as ocorrências registadas © Fotografia por: DR

Os dados constam de um relatório apresentado pelo INAC ao Jornal de Angola, destacando que no mesmo período foram notificados 27 casos de violência sexual a menores, 150 de negligência, 20 de violência física, cinco de homicídio, igual número de disputa de guarda, três de abandono, um caso de tráfico de criança e outro de violência psicológica. De acordo com o relatório, com a entrada em funcionamento da linha SOS crianças, foram registadas 15.015 chamadas, que contribuíram para o aumento de denúncias ligadas às ocorrências de negligências, fuga à paternidade, violência física e sexual.

O documento refere ainda que a instituição está a desenvolver acções de sensibilização, orientações jurídicas e administrativas, para a melhoria do nível de comportamento dos pais e encarregados de educação, com vista a evitar um conjunto de crimes voltados à criança. O documento do INAC acrescenta que os pais, familiares e pessoas próximas, são apontados como os principais autores de crimes bárbaros contra menores.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões