Sociedade

Imprudência causou a morte de 34 e o ferimento de 308 pessoas

Adão Diogo | Saurimo

O Departamento Provincial de Trânsito e Segurança Rodoviária (DPTSR) registou, de Janeiro até agora, 205 acidentes de viação, que causaram a morte de 34 pessoas, o ferimento de 308 e danos materiais avaliados em 94 milhões e 430 mil kwanzas.

03/08/2024  Última atualização 09H00
Diversos bens apreendidos durante a operação policial a nível da província da Lunda-Sul © Fotografia por: Edições Novembro
Segundo o chefe do Departamento de Trânsito, Paulino Luís Gabriel, o número de sinistros traduz uma redução de cinco casos, por sinal o mesmo número de mortos, notificados em igual período de 2023.

O responsável disse que num esforço para inverter o quadro, a Polícia de Trânsito promoveu uma feira de acidentes no parque de estacionamento do Mercado de Candembe, arredores da cidade de Saurimo, onde apresentou ao público uma exposição de imagens sobre a sinistralidade rodoviária.

A feira expôs, igualmente, um sistema de radar, dispositivos para bloqueio de viaturas e avaliação do nível de álcool, cones flexíveis e esteira de pregos. O governador provincial, Daniel Neto, prestigiou o evento.

Disse na ocasião que as sessões operativas em curso correspondem à primeira fase de várias que abrangem a formação de condutores, antes da fase coerciva, aplicação efectiva de multas, apreensão de veículos e outras medidas gravosas, para diminuir o cenário de desordem provocado, especialmente, por jovens moto-taxistas.

Paulino Luís Gabriel notou, que neste momento, as equipas estão a actuar com acções pedagógicas, insistindo no uso obrigatório do capacete, cinto de segurança, respeito aos limites de velocidade e de lotação.

Segundo o comandante municipal de Saurimo, Florêncio de Almeida, a sensibilização vai continuar e visa incutir em cada cidadão o valor da vida.

O presidente da Associação dos Taxistas de Saurimo, Nelson Camisa, aplaudiu a iniciativa e reafirmou a disponibilidade dos filiados em colaborar com os agentes reguladores de trânsito.   

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade