Cultura

Importância social dos museus é tema de debate em palestra

Manuel Albano |

Jornalista

A importância dos museus como espaços educativos que incentivam a descoberta e a compreensão cultural, é o foco de uma palestra, a ser realizada, hoje, a partir das 9h00, no Museu de História Natural, em Luanda, numa iniciativa do Ministério da Cultura e do Instituto Nacional do Património Cultural.

17/05/2024  Última atualização 14H25
Público convidado a participar nas diversas actividades © Fotografia por: DR

A palestra enquadra-se nas comemorações do dia 18 de Maio, Dia Internacional dos Museus, que este ano é celebrado sob o tema "Museus, Educação e Investigação.” O tema, segundo uma nota do ministério, tem como objectivo mostrar o impacto positivo das instituições museológicas como espaços educativos que promovem a curiosidade, criatividade e o pensamento crítico.

A palestra, refere, trata-se de um evento aberto para professores, pesquisadores, estudantes, e demais interessados no assunto. No âmbito ainda da efeméride, promove-se hoje e amanhã, a partir das 9h00, a terceira edição do programa "O Museu Aberto”, na Casa Museu Óscar Ribas, em Luanda.

Sidónio Domingos, director-geral da Casa Museu Óscar Ribas, em declarações ao Jornal de Angola disse que o projecto acontece dentro das celebrações do Dia Internacional dos Museus, cuja temática "Museus, Educação e Investigação” é escolhida pelo Conselho Internacional dos Museus (ICOM).

A iniciativa, segundo o director, visa promover a abertura e acessibilidade dos museus ao público, proporcionando uma experiência cultural e educativa enriquecedora. A Casa Museu Óscar Ribas, disse, na terceira edição do projecto "Conhecer o Museu”, tem como propósito promover o roteiro turístico dos museus de Luanda.

No entanto, explicou, o programa tem oferecido uma experiência única para cidadãos nacionais e estrangeiros, empresas, embaixadas, universidades, escolas, centros sociais e famílias. "Os museus hoje são plataformas de intercâmbio cultural, conhecimento e compreensão mútua, na valorização da história e da identidade cultural”.

Além disso, frisou, o evento de hoje e amanhã visa promover o vasto acervo deixado por Óscar Ribas e as actividades desenvolvidas pela Casa Museu, aumentar o fluxo turístico e sensibilizar a comunidade sobre a importância da preservação do património cultural. "Serão oferecidos momentos educativos para o público, incluindo visitas guiadas ao acervo museológico, oficina de música ao ar livre, xadrez para iniciantes e troca de ideias em torno do acervo.”

O programa, tem diversas actividades . Pais e encarregados de educação vão presenciar no acto de abertura, a degustação dos kitutes da terra baseados na obra "Alimentação do Regionalismo Angolano” de Óscar Ribas e  oficina de música.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura