Regiões

Imigrantes ilegais vandalizaram posto policial no Cambulo

Victorino Matias | Dundo

Jornalista

O Posto Policial da localidade do Cassanguidi afecto ao Comando Municipal da Polícia Nacional, no Cambulo, Província da Lunda-Norte, foi vandalizado, na última quarta-feira, por cerca de 200 cidadãos da República Democrática do Congo (RDC) em situação migratória ilegal, alegadamente por resistência a uma operação feita na ocasião pelas forças da ordem que tinha como objectivo travar a actividade de extracção ilícita de diamantes.

03/03/2023  Última atualização 15H24
© Fotografia por: Victorino Matias
O chefe de departamento de Comunicação Institucional e Imprensa   da corporação, Intendente Domingos Muanafumu, informou que os invasores incendiaram   três viaturas e sete motorizadas.
O também porta-voz da Polícia Nacional na Lunda-Norte, explicou que tumulto ocorreu quando as forças da ordem destacadas naquele posto policial estiveram em serviço de patrulhamento na margem direita do rio Catuxi, onde supostamente estava a ser feito o garimpo de diamantes.
Como forma de reagir à actividade policial, munidos de vários objectos contundentes como catanas, pás e picaretas e outros, os insurgentes decidiram invadir o posto policial do Cassanguidi, afirmou Domingos Muanafumu.
A multidão dos civis, segundo o porta-voz, além da agressão, encurralou os efectivos e ateou fogos às viaturas e motorizadas que se encontravam no Posto Policial daquela localidade diamantífera do município do Cambulo.   
Com o intuito de se livrarem da armadura, os efectivos dispararam, com vista a dispersar os atacantes e acabar com o motim, mas por consequência disso, um dos revoltantes do grupo de garimpeiros   foi atingido, disse o Intendente Domingos Muanafumu.  O ferido, por sinal um imigrante ilegal de nacionalidade congolesa democrática foi prontamente socorrido e levado a Hospital municipal do Cambulo, mas não resistiu e acabou por perder a vida, disse
Os integrantes do grupo de garimpeiros decidiram transportar o corpo até a parte frontal do Posto Policial do Cassanguidi, em gesto de protesto.
Depois de se terem introduzido no interior  das instalações, despejaram gasolina, atearam fogo às três viaturas, incluindo as sete motorizadas, tendo igualmente retirado um televisor plasma de 40 polegadas, igual número de descodificador da ZAP   e um   gerador.
A Polícia conseguiu deter dez cidadãos acusados de terem participado directamente do ataque, facto que levou à abertura de um inquérito para apurar a veracidade do ocorrido, bem como o autor do disparo que provocou a morte de um dos insurgentes.
Por seu turno, o soba da vila mineira de Cassanguidi condenou com veemência a atitude dos cidadãos envolvidos no incidente, contra uma das instituições que garante a segurança das pessoas.
José Cainda Malambo alertou sobre os perigos da imigração ilegal, sublinhando que caso não sejam reforçadas as medidas de controlo, ficam em causa a   soberania e economia do país.
 A imigração clandestina, de acordo com a denúncia da autoridade tradicional, está a tomar proporções alarmantes, dai a necessidade de serem tomadas as devidas precauções por parte das autoridades.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões