Cultura

Imagens do Tômbwa expostas em Leiria

Uma exposição fotográfica e audiovisual do município de Tômbwa, província do Namibe, foi inaugurada domingo, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira (BMALV), pelo embaixador extraordinário e plenipotenciário da República de Angola em Portugal, Carlos Alberto Saraiva de Carvalho Fonseca.

21/09/2021  Última atualização 09H55
Embaixador Carlos Fonseca durante a inauguração da exposição © Fotografia por: DR
No acto, que contou com a presença da comunidade portuguesa e angolana residente em vários pontos de Portugal, o embaixador Carlos Alberto Fonseca afirmou que a exposição, além de estimular o intercâmbio cultural entre os dois povos, vai servir para reforçar e estreitar a cooperação entre os dois países.

Por outro lado, a vereadora da Câmara Municipal de Leiria, Anabela Graça, admitiu a possibilidade de se criarEM as condições para a geminação das    duas cidades, tendo em conta os laços históricos existentes entre o Tômbwa e Leiria.

Já o porta-voz da delegação angolana ao evento, Valentim Rodrigues, frisou que a exposição enquadra-se na estratégia do Governo provincial do Namibe para promover as potencialidades turísticas da região, com vista a diversificação da economia por intermédio da actividade turística.
Na ocasião, o director da Biblioteca Municipal de Leiria, Victor Santos, afirmou que a iniciativa surge no âmbito da adesão da BMALV à Rede de Bibliotecas Associadas à Comissão Nacional da UNESCO (ONU), e do trabalho artístico do escultor de Leiria Fernando Marques (1934-2017), "que deixou um importante legado escultórico no município de Tômbwa e que possui um assinalável acervo escultórico em Leiria, sendo, por esta razão, a ‘ponte cultural’ entre estas duas comunidades”.

Aberta ao público até ao dia 30 de Setembro, a exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 20h00, e ao sábado, das 14h00 às 20h00. A mostra é da autoria do fotojornalista Cesário Mário Avelino e do jornalista Valentim Rodrigues.

A exposição visa essencialmente a divulgação do património material e imaterial do Namibe, por forma a contribuir para a aproximação dos dois povos, que se unem pela história e cultura.
Os visitantes, no primeiro dia da exposição, manifestaram-se encantados com o património cultural e as potencialidades turísticas do município do Tômbwa, expostas na Galeria de Arte da Biblioteca.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura