Angola e a Macedónia do Norte confirmaram, esta terça-feira, em Escópia, a vontade de aprofundar as relações de cooperação bilateral, abrindo janelas de oportunidade para os países explorarem as suas potencialidades nas mais variadas áreas de interesse comum.
O novo director do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), João Laurentino Neves, manifestou o desejo de mobilizar os Estados-membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) para “uma participação mais forte e efectiva”, informou a Lusa, esta quinta-feira.
"Espero que seja uma garantia, de que nos próximos dois anos possamos ser capazes de mobilizar os Estados-membros, as respectivas comissões nacionais, para uma participação mais forte e mais efectiva no IILP", sustentou o responsável pelo Instituto Internacional da Língua Portuguesa após um encontro na cidade da Praia com o presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde, Austelino Correia.
O director da ILLP, uma organização tutelada pela CPLP, expressou, também, que neste mandato buscará "encontrar ideias, projectos que mobilizem os países e introduzam valor nas grandes questões que a língua portuguesa tem no seu desafio internacional".
Vale salientar que João Laurentino Neves foi empossado em 9 de Janeiro, na sede da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, em Lisboa, refere a mesma fonte.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA Comissária da União Africana (UA), Josefa Sacko, disse, em Durban, na África do Sul, que "o continente precisa de ligações mais fortes entre a ciência, a inovação e o agro-negócio" para que se consigam criar sistemas alimentares resilientes, capazes de resistir a futuros choques.
O Primeiro-Ministro português, António Costa, visita, esta terça-feira, algumas instituições em Luanda, com destaque para o Banco Caixa Angola, Fortaleza de São Francisco do Penedo e a Escola Portuguesa.
O Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa, prometeu, segunda-feira, em Luanda, apoiar Angola nos esforços de diversificação da economia e reforma do Estado, tendo anunciado o aumento da linha de crédito de 1,5 mil milhões para 2 mil milhões de euros, no quadro do novo Programa Estratégico de Cooperação 2023-2027, rubricado pelas autoridades dos dois Estados.
Angola e Portugal reforçaram, segunda-feira, em Luanda, o estado da cooperação com a assinatura de 13 novos instrumentos jurídicos, sendo um deles o Programa Estratégico de Cooperação entre os dois países, para o período 2023-2027, nos termos do qual a linha de crédito disponibilizada pelas autoridades portuguesas saiu de 1,5 mil milhões para 2 mil milhões de euros.
A Comissão Europeia propôs, esta terça-feira, a cooperação com países africanos, como Marrocos, para combater as travessias ilegais nas rotas migratórias do Mediterrâneo Ocidental e do Atlântico, avança a Lusa.
Angola e a Macedónia do Norte confirmaram, esta terça-feira, em Escópia, a vontade de aprofundar as relações de cooperação bilateral, abrindo janelas de oportunidade para os países explorarem as suas potencialidades nas mais variadas áreas de interesse comum.
Cinco mortos e oito feridos (ao contrário das duas mortes divulgadas pelo JA Online) foi o resultado do confronto entre taxistas e agentes da Polícia Nacional, ocorrido, na segunda-feira, nos municípios do Huambo e da Caála.
A Administração municipal de Luanda promoveu, segunda-feira, uma campanha de limpeza na praia da Areia Branca, localizada na Nova Marginal, no âmbito das celebrações do dia Mundial do Ambiente.