Sociedade

Igrejas exortadas a mobilizar cidadãos em Cacuaco

Manuel Barros| Cacuaco

A Administração Municipal de Cacuaco, em Luanda, exorta os líderes de instituições religiosas sedeadas na circunscrição no sentido de intervirem com mais dinâmica na mobilização dos fiéis visando à conservação dos bens públicos e contínua transmissão de valores morais e cívicos às comunidades.

22/01/2023  Última atualização 07H40
Conservação dos bens públicos © Fotografia por: Arquivo
O apelo foi feito num encontro realizado no Marco Histórico do Kifangondo, entre a Administração Municipal e líderes de instituições religiosas sedeadas na circunscrição, onde o administrador de Cacuaco, Auzílio Jacob, fez lembrar que decorrem acções para tornar o município mais acessível em termos de mobilidade rodoviária, acrescentando que as principais ruas dos quatro Distritos Urbanos e da comuna da Funda estão a ser asfaltadas e interligadas. 

Fez saber, também, que a circulação nocturna passou a ser mais segura para os cidadãos, tendo em conta que as vias contam com passeios reestruturados e iluminação pública. 

Auzílio Jacob deu a conhecer que o município de Cacuaco ganhou mais de seis unidades hospitalares, das quais algumas em fase de apetrechamento, tendo apontado as igrejas como fundamentais na evangelização e mobilização dos munícipes visando à preservação dos bens públicos.

"As instituições religiosas são parceiras do Estado e juntos devem trabalhar em prol de um bom convívio social e diminuição da criminalidade. Em Cacuaco temos mais de um milhão de habitantes, um vasto território. As igrejas têm de perceber o que se passa com os cidadãos, moldar mentalidades para que haja bons actores sociais nas comunidades, bem como prestar atenção especial à conservação dos bens públicos construídos no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM)”, afirmou. 

Por sua vez, o presidente do Conselho das Igrejas em Cacuaco (CIMUC), Orlando Luciano, realçou a importância das instituições religiosas continuarem a pregar o evangelho e o resgaste de valores morais e cívicos.

Adiantou que todos os fiéis devem ser, em primeira estância, mentores da preservação dos bens públicos e transmitir como se deve posicionar na sociedade enquanto beneficiários da coisa pública. 

Orlando Luciano destacou, igualmente, a importância das instituições religiosas, nas suas homilias, transmitirem a necessidade da propagação das acções que visam conservar valores e bens que a todos beneficiam, porque só assim teremos comunidades prósperas. 

Enquanto isso, o pastor da Igreja Pentecostal, José Julungo, considerou importantes os encontros do género, porque demonstram a forma de governação participativa, visando a resolução dos problemas que afligem as comunidades. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade