Política

Igreja Católica é parceira sólida do Governo angolano

A vice-presidente do MPLA considerou, domingo, em Luanda, a Igreja Católica, parceira sólida do Governo que tem contribuído para a edificação de uma nação una e coesa, abraçada em prol do desenvolvimento, justiça e bem-estar das famílias.

23/01/2023  Última atualização 07H00
Vice-presidente do MPLA, Luísa Damião © Fotografia por: Edições Novembro
Luísa Damião, ao falar à imprensa, após ter participado, na missa de Acção de Graças pelos 30 anos de vida sacerdotal do cônego Antero João Beji dos Reis e do seu 60ª aniversário natalício, realizado na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição - Sé Catedral, Cidade Alta, disse que a Igreja Católica exerce um grande papel não só na dimensão espiritual e moral da sociedade, mas também em acções ligadas à Saúde e Educação.

A vice-presidente do MPLA referiu que a Igreja Católica tem dado o seu verdadeiro contributo para que os filhos de Angola tenham uma participação directa na construção de uma nação que poderá deixar feitos para as próximas gerações.

No sector da Educação e Ensino, Luísa Damião destacou, por exemplo, o papel da Universidade Católica de Angola que há mais de 20 anos tem formado inúmeros quadros, nas mais distintas áreas do saber que estão a contribuir para o desenvolvimento do país.

Em relação aos 30 anos de vida sacerdotal do cônego Antero João Beji dos Reis, a vice-presidente do MPLA disse que em três décadas o prelado demonstrou qualidades humanas que transmitiram para o povo de Luanda e não só mensagens de unidade, de coesão e de trabalho em prol do país.

Os angolanos, frisou Luísa Damião, devem unir-se e abraçados para darem continuidade e preservar as conquistas alcançadas, nomeadamente, a Independência Nacional e a paz, cujos feitos devem ser exaltados todos os dias.

De acordo com a vice-presidente do MPLA, a Independência Nacional, alcançada com o suor dos filhos e filhas, permitiu que Angola inscrevesse o seu nome no pacto das nações e converter-se no sujeito do Direito Internacional Público, tornando a todos hoje um povo livre, referindo que os angolanos têm tudo e orgulham-se pelo país próspero que no futuro possa permitir sustentabilidade para as gerações vindouras.

Nascido a 19 de Janeiro de 1963, no município dos Dembos (província do Bengo), cónego Antero João Beji dos Reis é sacerdote da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição - Sé Catedral da Arquidiocese de Luanda. A missa de Acção de Graças pelos 30 anos de vida sacerdotal do cônego foi presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Filomeno Vieira Dias, do Cardeal Alexandre do Nascimento e celebrada pelo aniversariante.

Participaram do evento membros do Executivo Central, do Governo Provincial de Luanda, deputados da Assembleia Nacional, entidades tradicionais, familiares, amigos e a comunidade cristã da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição - Sé Catedral.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política