Economia

IGEO e ESA selam acordo de troca de informações

Regina Handa

O Instituto Geológico de Angola (IGEO) celebrou, sexta-feira, em Luanda, um memorando de cooperação técnico-científica com a empresa Engineering Services Angola, Lda (ESA), para permitir a troca de informações obtidas pelas investigações ou pesquisas geocientíficas.

14/04/2024  Última atualização 10H30
PCA do IGEO, José Manuel, foi subscritor do novo acordo © Fotografia por: DR

O memorando estabelece as bases de cooperação no âmbito da colaboração nas áreas técnico-científica das geociências, como a troca de informações científicas, realização de missões conjuntas, colaboração em actividades de pesquisa geológica e investigação geocientífica.

De acordo com o presidente do Conselho de Administração do IGEO, José Manuel, o acto realizado é muito importante, visto que se trata de colaboração com uma empresa com objectivos definidos no que se refere à exploração de recursos minerais e sobretudo para a agro-indústria. Referiu que o IGEO tem informações fidedignas a fim de se poder encontrar os recursos que a ESA vai precisar.

"Portanto, é um acordo que vem estabelecer essa relação que já existe, há algum tempo, mas vem fortificar ainda mais”, explicou.

Por sua vez, o director-geral da Engineering Services Angola, Lda (ESA), Eduardo Neto, disse que a empresa que dirige tem uma longa tradição na indústria extractiva, muito vocacionada para o sector da Construção. José Manuel destacou que as necessidades da economia angolana são como as da agricultura.

A ESA tem a actividade e um investimento franco naquilo que é a criação das condições para aumentar a produção e a qualidade dos agrominerais e dos fertilizantes minerais simples para disponibilizar para a agricultura angolana.

Segundo o responsável, essa relação com o IGEO permitiu fazer um caminho mais rápido e é importante divulgar o potencial que existe neste instituto, quer do ponto de vista do know-how, bem como das instalações e da tecnologia.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia