Política

IGAE tem desde ontem representação no Bié

João Constantino | Cuito

Jornalista

O Gabinete da Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE) começou a funcionar na província do Bié, depois da apresentação, ontem, da delegada provincial, ao governo da província.

23/07/2021  Última atualização 08H20
Inspecção Geral da Administração © Fotografia por: DR
Elsa Neto é responsável por inspeccionar os actos do governo no Bié. Durante a apresentação da delegada, o inspector-geral adjunto do IGAE, Eduardo Augusto, pediu a colaboração de todos os órgãos do governo para ajudar o trabalho de inspecção que agora deixa de estar sob a tutela dos governos provinciais.
"O IGAE surge na política da reforma do Estado, mais concretamente na reforma administrativa, onde os órgãos se auto inspencionavam”, esclareceu.

Eduardo Augusto afirmou, ainda, que, com o novo modelo de inspecção, que visa prevenir e combater a corrupção, chegou-se à conclusão que há necessidade de criar um novo modelo inspectivo.
"O IGAE tem uma única missão: dirigir o controlo interno, que é um conjunto de actos, métodos, regras e normas que se destinam a prevenir e combater os erros e ilegalidades, bem como a própria corrupção na administração publica”, esclareceu.

A delegada do IGAE no Bié disse que o órgão "vai contribuir na melhoria da performance das actuações das empresas públicas e, também, na qualidade dos serviços e boa imagem das instituições públicas”.
"O nosso foco principal é eleger sempre a ética profissional, transparência, rigor e a legalidade dos órgãos públicos, num papel preventivo e pedagógico”, disse Elsa Neto.

O governador, Pereira Alfredo, mostrou-se disponível a cooperar com a IGAE no Bié e desejou à delegada dedicação e muito empenho nas suas funções.  "Estamos disponíveis a cooperar e ajudar para que a missão seja coroada de êxito na nossa província, onde já temos criadas todas as condições de trabalho”, garantiu.


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política