Política

IGAE reforça presença nas províncias

A Inspecção-Geral da Administração do Estado (IGAE) continua a alargar a presença em todo o território nacional, com a tomada de posse, nesta quinta-feira, 01, de mais três delegados, para as províncias de Cabinda, Cuando Cubango e Namibe.

02/04/2021  Última atualização 09H20
Inspector-geral da Administração do Estado, Sebastião Gunza © Fotografia por: DR

Com os três quadros empossados ontem, a IGAE perfaz 11 delegações abertas, no âmbito da reforma da função inspectiva, que acabou os Gabinetes Provinciais de Inspecção, afectos aos Governos Provinciais. As outras províncias com delegações provinciais da IGAE são Luanda, Bengo, Huambo, Huíla, Cunene, Cuanza-Sul e Cuanza-Norte e Benguela.

O inspector-geral da Administração do Estado, Sebastião Gunza, disse que o objectivo é chegar a todo o país e pediu aos empossados empenho e dedicação, para honrar o nome da IGAE.  "Precisamos manter acesa a chama e bem alto o nome da IGAE. Quem fizer ou contribuir para o descrédito do nome da instituição, pode crer que a nossa mão vai ser muito pesada sobre ele”, alertou Sebastião Gunza.

Os delegados provinciais têm a missão de replicar, a nível local, o trabalho inspectivo antes feito apenas nos órgãos centrais, em Luanda. A meta é estender os serviços a todo o país e ficam subordinados apenas à direcção central da IGAE.

Com a entrada em funções, alargam-se os serviços centrais de inspecção a nível local e a acção fiscalizadora da IGAE estende-se a todas as instituições do Estado espalhadas pelo país, de forma permanente e efectiva.

A ideia é garantir a isenção na acção fiscalizadora aos governos provinciais, administrações municipais e outras instituições do Estado instaladas nas províncias. Para Cabinda, tomou posse José Pereira Manuel, um quadro há vários anos na IGAE, enquanto Ramos Marinho David é o delegado no Cuando Cubango e Adilson Inácio João, do Namibe.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política