Angola e a Côte d’Ivoire assinaram, segunda-feira, em Abidjan, a Minuta do Contrato de Isenção de Visto para passaportes oficiais, anunciou o Ministério das Relações Exteriores.
Angola esteve representada, esta segunda-feira, no último dia da II Conferência Parlamentar Internacional Rússia-África num Mundo Multipolar, que decorre desde domingo, em Moscovo.
O inspector-geral da Administração do Estado afirmou, em Luanda, que a IGAE registou, nos últimos cinco anos, transformações no processo de organização que a tornam mais bem preparada para os desafios de promoção da boa governação, gestão dos recursos humanos, financeiros, patrimoniais e eficiência da actividade administrativa do Estado.
Destacou, a título de exemplo, o aumento exponencial dos recursos humanos, derivado do processo de transição dos funcionários provenientes dos extintos gabinetes de inspecções sectoriais e locais do Estado e o aumento considerável dos meios materiais e operacionais, embora tivesse considerado, ainda, insuficientes "para suprir a demanda”.
A criação e a instalação de 18 delegações provinciais, segundo o inspector-geral, e a desconcentração orçamental a favor das delegações provinciais, acto pelo qual, esclareceu, "a IGAE desonerou-se de atribuir orçamentos às mesmas, passando a ser autónomas nessa matéria”, são provas inequívocas do crescimento da instituição.Com o aumento razoável da capacidade de meios e equipamentos de trabalho, formação e capacitação técnica contínua, disse, a IGAE logrou, durante a legislatura passada, "resultados visíveis e facilmente perceptíveis” pelos cidadãos.
Citou, por isso, o aumento de acções inspectivas ou auditorias aos órgãos públicos em todo o território nacional com o concurso das delegações provinciais.
Sublinhou, por outro lado, ter havido, igualmente, o crescimento e "averiguações e detenções em flagrante” de agentes públicos corruptos em todo o território nacional e a subida de denúncias diárias via ‘call center’, tendo manifestado satisfação com o crescente nível de consciencialização dos gestores públicos, sobre a obrigatoriedade de "declaração de rendimentos, de bens e de interesses”, a "mudança de paradigma de gestão e de governação”, bem como a "prestação de contas e de "adequação formal e procedimental das aquisições” de bens e serviços.
Condições de trabalho
Sebastião Gunza afirmou que as mudanças profundas verificadas na organização e funcionamento da IGAE são visíveis, também, na melhoria das condições de trabalho de todos os funcionários, a todos os níveis. Mas, para que o sentimento de satisfação atinja a plenitude, reforçou o inspector-geral, augura que, ainda este ano, seja materialmente entregue o novo edifício, actualmente, em processo de adequação e apetrechamento.
"Pretendemos também, ainda este ano, dar início à construção das delegações provinciais e das casas de função dos respectivos delegados”, esclareceu, para em seguida frisar que a IGAE continuará a investir, seriamente, na formação e capacitação técnica e profissional dos funcionários e no incremento dos meios e equipamentos de trabalho, tendo em vista à execução das actividades desenvolvidas pelas áreas.
No domínio dos projectos Simplifica, a IGAE, de acordo ainda com Sebastião Gunza, continuará a actuar de modo permanente e ininterrupto, através de "visitas inspectivas inopinadas” ou "sem aviso prévio”, no sentido de identificar os órgãos e agentes constitutivos de entraves para a sua materialização.
"Vamos actuar de forma incisiva, para garantir que as políticas públicas sejam executadas e se reflictam na vida das populações, tal como foram concebidas pelo Executivo”, assegurou, peremptório, lembrando que a IGAE desenvolve mecanismos de prevenção da corrupção, através da promoção da transparência, integridade e legalidade, junto dos órgãos e organismos, sujeitos à sua jurisdição.
O inspector-geral da Administração do Estado reiterou, a finalizar, que os membros da IGAE são os promotores das "melhores práticas” e, também, das "melhores atitudes”, tendo destacado o "comprometimento” para o alcance dos objectivos, sem descurar a importância de se assegurar, a nível interno, os "melhores níveis de motivação e equilíbrio psicoemocional do capital humano”, enquanto garante do sucesso.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginUma mensagem do Chefe de Estado, João Lourenço, para o seu homólogo ivoirense, Alassane Dramane Ouattara, foi entregue, na tarde desta segunda-feira, em Abidjan, pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António.
Uma equipa de responsáveis e quadros do Ministério da Justiça e Direitos Humanos e da Provedoria de Justiça, a partir desta terça-feira, vai participar no III Fórum Mundial dos Direitos Humanos, a decorrer até sexta Feira, 23 de Março, em Buenos Aires, na Argentina.
O Chefe de Estado, João Lourenço, nomeou, esta segunda-feira, Edilson Paulo Agostinho para o cargo de secretário do Presidente da República para os Assuntos Judiciais e Jurídicos, em substituição de Francisco João de Carvalho Neto.
As autoridades vietnamitas anunciaram, esta segunda-feira, que apreenderam sete toneladas de marfim proveniente de Angola, o maior carregamento deste tipo interceptado nos últimos anos, avança a AFP, citada pela Lusa.
O angolano Paulo da Conceição de Carvalho é o único africano convidado a participar num colóquio sobre o “Nacionalismo Cristão Ressurgente Racializado”, que decorre, de hoje até sexta-feira, na Universidade de Oxford, no Reino Unido.
Vários coordenadores de ensino de jovens e de adolescentes receberam um seminário, esta segunda-feira, no Bié, por parte do Gabinete Provincial da Educação, para que possam capacitar outros coordenadores no empreendimento de uma nova dinâmica, quer seja no processo de cadastro, quer seja no processo de monitoria.
Estão esgotados os ingressos para o sector central e lateral direito da área VIP do espectáculo do músico brasileiro, Alexandre Pires, nos próximos dias 3 e 4 de Abril, no Centro de Conferências de Belas, em Luanda, soube o JA Online através de uma nota enviada pela organização do evento.
A 67.ª sessão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher (CSW67) discutiu, durante o fim-de-semana, em Nova Iorque, sobre a Educação na era digital para impulsionar a igualdade de género, soube o JA Online, através de uma nota da Organização das Nações Unidas (ONU).
A ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, trabalha, esta segunda-feira, ( 20), no Dundo , capital da Lunda-Norte , com o objectivo de avaliar o estado das infra-estruturas e a execução das políticos do sector que dirige .