Política

IGAE em todo o país dentro de um mês

O inspector-geral da Administração do Estado, Sebastião Gunza, anunciou, para os próximos 30 dias, a conclusão da implantação das estruturas da instituição nas 18 províncias do país.

10/04/2021  Última atualização 07H25
© Fotografia por: DR
Até ao momento, a Inspecção-Geral da Administração do Estado (IGAE) está representada em 11 províncias do país.
A IGAE tem representações em Luanda, Benguela, Cabinda, Huíla, Bengo, Huambo, Cunene, Cuanza-Sul, Cuanza-Norte, Cuando Cubango e Namibe.Sebastião Domingos Gunza, que falava à margem da cerimónia de apresentação do responsável provincial da IGAE no Bengo, Manuel Rodrigues, lembrou que a extensão dos serviços da instituição enquadra-se na reforma da função inspectiva, em curso no país.

No quadro da reforma foram extintos os Gabinetes Provinciais de Inspecção, afectos aos Governos Provinciais, para dar lugar às delegações da IGAE."A missão deste órgão, além do combate à corrupção, é a moralização da sociedade e contribuir para a boa governação”, afirmou Sebastião Gunza, tendo esclarecido que a "IGAE é uma instituição auxiliar da governação”.

 Sebastião Gunza informou que a IGAE regista, a nível  nacional, cerca de 200 denúncias diariamente. O responsável referiu que o número de denúncias tende a crescer, o que obriga a IGAE a  aumentar os recursos humanos. "A nossa missão, mais do que combater a corrupção, é também promover a moralização dos cidadãos, da governação e na exortação das melhores práticas no âmbito da função pública”, disse.

Sebastião Gunza recomendou ao delegado do IGAE no Bengo a trabalhar com os funcionários do extinto Gabinete Provincial de Inspecção, que passarão a desempenhar as mesmas funções na delegação provincial, para garantir a isenção na acção fiscalizadora do Governo provincial, administrações municipais e outras instituições do Estado.O delegado provincial da IGAE, Manuel Rodrigues, indicou que vai trabalhar no combate à corrupção e em outras matérias que afectam a governação e a sociedade.

Manuel Rodrigues disse que a acção pedagógica será um caminho necessário a percorrer por ser uma medida complementar de actuação, com apoio dos demais órgãos do Estado.A governadora provincial do Bengo, Mara Quiosa, prometeu prestar todo o apoio institucional ao delegado da IGAE, para se alcançar os objectivos preconizados, que visam o combate à corrupção, nepotismo e outras práticas que afectam o interesse público. 
*Com Angop

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política