Política

IGAE e UIF juntas no combate à corrupção

Alberto Quiluta

Jornalista

A Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE) e a Unidade de Informação Financeira (UIF) assinaram, na quarta-feira, um protocolo de cooperação, no âmbito da estratégia nacional de combate à corrupção, branqueamento de capitais, nepotismo e financiamento ao terrorismo.

21/05/2021  Última atualização 07H56
O protocolo foi assinado pelo inspector-geral da Administração do Estado, Sebastião Gunza, e a directora da UIF, Francisca de Brito.
Sebastião Gunza disse que a cooperação institucional tem como objectivo "o controlo interno, numa dimensão ampla, para melhorar a fiscalização das instituições pública”. Prevê, igualmente, a criação de canais de comunicação adequados que vão permitir maior fluidez na partilha de informações que agreguem valores aos processos de inspecção, investigações e auditorias.


O inspector-geral sublinhou que a cooperação com a UIF sempre existiu na vertente material, mas passa, agora, para o plano formal, que ganhará dimensão de maior responsabilidade. "A IGAE tem procurado estabelecer relações de cooperação e intercâmbio com as congéneres e não só, com objectivo de obter a necessária colaboração institucional na facilitação da sua actuação e melhor alcance dos objectivos”, lembrou.
"Devemos contar com o concurso de todos os órgãos e instituições nacionais e internacionais que lidam directa ou indirectamente com matérias transversais à prevenção e combate à corrupção”, frisou, referindo-se à cooperação com o UIF.

Sebastião Gunza lembrou que o percurso para o alcance deste desejo começou em 2019 na base dos contratos entabulados com o Ministério das Finanças, com o qual se formalizou o primeiro instrumento de cooperação, "que tem vindo a revelar-se bastante produtivo”.
A directora da UIF, Francisca de Brito, afirmou que o acordo representa a formalização de uma cooperação que já existia. Lembrou que a IGAE e UIF são duas instituições do Estado "que concorrem, mais ou menos, para o mesmo fim e às vezes confundem-se”.

"Queremos que as duas instituições andem de mãos dadas para resolver situações constrangedoras apresentadas pela sociedade”, esclareceu.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política