O jornalista Samuel António, da Edições Novembro, conquistou, na categoria de Imprensa, do Prémio de Jornalismo 2021 no Moxico.
A Organização de Desenvolvimento das Comunidades Rurais (ODCR) está a realizar em Moçâmedes (Namibe) o projecto "3 R" - Re-duzir, Reciclar e Reutilizar, visando educar os cidadãos sobre a necessidade de conservação e preservação do meio ambiente.
Um agente regulador de trânsito, no município da Cacula, província da Huíla, foi detido, terça-feira, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) acusado de ter recebido dez mil kwanzas de um cidadão para este poder realizar de forma livre o serviço de táxi.
Segundo um comunicado de imprensa enviado ao Jornal de Angola, a acção ocorreu depois de uma denúncia à Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE) na Huíla, por via de um cidadão que preferiu o anónimato.
Para dar tratamento a referida denúncia, deslocaram-se ao local para averiguar uma comissão integrada por Inspectores da IGAE, que se fizeram acompanhar dos inspectores da Polícia Nacional e do SIC, onde flagraram o regulador de trânsito de de 42 anos de idade, no acto de recepção indevida de dez mil kwanzas recepcionados das mãos do denunciante.
"Com as suas práticas, até às 13 horas do mesmo dia já havia praticado actos de corrupção que obteve vantagens indevidas na quantia 40 mil kwanzas dos taxistas que circulavam na estrada Nacional n.º 105”, lê-se no comunicado.
O documento informa que esta acção constitui Acto de Improbidade Pública, em obediência a Lei 3/10 de 29 de Março, e crime de Corrupção previsto na moldura penal angolana na Lei 38/20 de 11 de Novembro - Sobre o Código Penal Angolano;
A comissão instou o oficial Ernesto Rodino 2º Comandante do Comando municipal de Cacula, que esclareceu que, o acto praticado é ilegal e que a instituição, reprova com veemência a prática do referido agente, lembrando que já proibiu tais práticas e "que tudo será feito para chamar a responsabilidade disciplinar dos funcionários que se colocarem na condição de infractores”.
Os envolvidos foram entregues ao SIC que os encaminharam ao piquete dos a fim de ser presente ao Magistrado do Ministério Público, para legalização da detenção e providenciar a medida de coacção pessoal a ser aplicada.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginUm camião cisterna com 35 mil litros de gasóleo com destino no município de Cacuaco, em Luanda, foi hoje apreendido pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), no bairro Tomboco Pequeno, comuna de Kinzau, província do Zaire.
A cidade petrolífera do Soyo, província do Zaire, acolhe, esta segunda-feira até terça-feira, o XIº Conselho Consultivo do Ministério de Energia e Água, que vai decorrer sob o lema “Água e Energia: crescimento económico e progresso social”, em acto presidido pelo titular da pasta, João Baptista Borges.
Um grupo de seis membros de uma mesma família foi detido por efectivos do Departamento de Ilícitos Penais (DIP) da Polícia Nacional, em Saurimo, província da Lunda-Sul, por ter sido apanhado a desenterrar um cadáver, no Cemitério 14.
Angola e a República Árabe Saharaui Democrática manifestaram hoje a necessidade do reforço das relações político-diplomáticas em defesa dos interesses comuns, depois do encontro, em Luanda, entre autoridades dos dois países.
O julgamento do “caso Lussati”, que envolve militares e funcionários civis ligados à então Casa de Segurança do Presidente da República, começa nesta terça-feira, 28, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.
O país vai prosseguir com a prospecção e exploração de metais preciosos com destaque para o ouro, prata, platina e outros, cuja transformação com vista a agregação de valor passa necessariamente pela utilização de refinarias.
A ministra de Estado para Área Social, Carolina Cerqueira, realçou, nesta segunda-feira, em Lisboa, a importância dos oceanos no desenvolvimento sustentável e no fortalecimento das economias “particularmente das emergentes”.
O Presidente João Lourenço instou, nesta segunda-feira, em Lisboa, a comunidade internacional a procurar um cessar-fogo incondicional na guerra entre Moscovo e Kiev, defendendo que “o mundo não suporta” um conflito “no coração da Europa”.
O Presidente da República, João Lourenço, destacou, nesta segunda-feira, em Lisboa, as políticas do Executivo para a protecção da economia azul, referindo que “Angola vem dando, nos últimos anos, passos significativos no sentido de reduzir a queima dos combustíveis fosseis para a produção de energia eléctrica.