Reportagem

Icolo e Bengo lança novos projectos para alavancar sector social

O município do Icolo e Bengo vai executar uma série de projectos, com grande incidência sobre o sector social, para alavancar o desenvolvimento daquela região da província de Luanda, anunciou o administrador Nelson Funete.

26/01/2023  Última atualização 10H15
Centro Cultural Dr. António Agostinho Neto, localizado na Vila de Catete, é um dos cartões postais da sede municipal de Icolo e Bengo e recebe centenas de visitantes em todos os anos © Fotografia por: DR

O administrador municipal, que falava no âmbito das festividades dos 447 anos da Cidade de Luanda, celebrados ontem, garantiu que a população do Icolo e Bengo vai beneficiar de mais serviços de saúde, educação, água e energia eléctrica.

Com a execução dos referidos programas, muitos dos quais constantes na carteira de projectos do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), Icolo e Bengo pode conhecer um novo rosto, nos próximos tempos, disse Nelson Funete.

O administrador municipal realçou que esses programas vão, igualmente, ter um grande impacto na vida das famílias mais necessitadas. "Essas, também, são parte das nossas grandes prioridades”, afirmou.

Neste sentido, para breve, vai iniciar a construção de dois hospitais de referência, nos distritos urbanos de Cabiro e Camizungo. Na última localidade, está prevista a edificação de duas escolas, de 12 e sete salas de aula, respectivamente.

Quanto ao sector da Educação, Nelson Funete apelou às famílias para mandarem os filhos à escola, tendo em conta a escassez de alunos que se verificam nalguns períodos nas salas de aulas.

Por causa disso, o administrador considerou o Distrito Urbano de Camizungo como o que tem mais escolas do que alunos. "Há muitas escolas para poucos alunos, se comparados com outras regiões onde as crianças aparecem em grosso número”.

Combate à pobreza

Além do PIIM, uma das principais "armas” para alcançar o progresso a nível do município é o Programa de Combate à Pobreza. Nelson Funete considerou que esse vai colmatar, em grande escala, o problema da fome e criar condições de autossustentabilidade das famílias.

"Nossa missão é, igualmente, fazer com que combatamos a pobreza no município, o que vai ter repercussões positivas na província e no país, em geral”, disse o administrador de Icolo e Bengo.

No quadro deste programa, a Administração Municipal de Icolo e Bengo vai fazer a entrega kits de autossustentabilidade, a fim de permitir que muitas famílias possam garantir pequenos negócios e promoverem o empreendedorismo no país.

A par disso, o administrador disse que existem outros programas de execução central e provincial, que vão, igualmente, transformar a municipalidade e as famílias de Icolo e Bengo.

 

Convite a investidores

Nelson Funete considerou o município um lugar aprazível para o investimento em diversos sectores, inclusive o do Turismo. Para isso, garantiu a criação de condições para que os empresários nacionais e estrangeiros possam se sentir atraídos.

Um dos aspectos que o administrador considera fundamental para a atracção de investidores é a segurança pública. Neste sentido, avançou que o combate ao crime é uma das principais apostas da Administração Municipal.

Anunciou um programa de identificação e detenção de supostos indivíduos que desestabilizam a segurança pública, que está a ser levado a cabo pelas forças policiais do município, sob a coordenação do Comando Provincial de Luanda.

Por isso, o município vai dispor, nos próximos tempos de mais esquadras, e consequentemente, de mais efectivos.  Além destes, disse haver muitos mais programas, que, junto do Governo, vão abrir caminhos para que se tenha um município mais aprazível de se viver e atractivo para o investimento privado.

"Assim, vamos ter elementos necessários para que os empresários venham ao nosso município e invistam para o crescimento gradual de Icolo e Bengo”, disse.


Projectada reabilitação da estrada entre Catete e Cabiri

Para este ano, a Administração solicita que se melhore a estrada que liga a comuna de Catete à Quinga e Cabiri, em função das dificuldades verificadas na trafegabilidade.

Esse problema tem afectado, principalmente o escoamento de produtos para essas zonas.

"Queremos transformar o município do Icolo e Bengo no maior produtor  agrícola de Luanda”, disse, para avançar que essa pretensão só é possível com estradas viáveis.

Por outro lado, o administrador lamentou o facto de se notabilizar uma certa escassez de mercado, um problema que a Administração Municipal pretende resolver o mais rápido possível.

 

Novo Aeroporto internacional é o maior cartão de visita

O Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, ainda em fase de construção, vai ser o novo rosto do município, considerou o administrador Nelson Funete.

"Estamos satisfeitos por o nosso município acolher essa imponente obra, que vai mudar completamente a dinâmica dessa região”, disse o responsável.

Com o novo aeroporto internacional, o município do Icolo e Bengo vai contar com uma cadeia de novas infra-estruturas, com destaque para hotéis e vilas residenciais, o que vai permitir na maior expansão do turismo e promoção da cultura nacional.

O administrador garantiu que esse empreendimento aeroportuário, vai ser, igualmente, uma porta para os jovens, autorizados e bem credenciados, criarem pequenos negócios.

O município de Icolo e Bengo, com uma população estimada em 126.935 habitantes, segundo as projeções populacionais de 2018, elaboradas pelo Instituto Nacional de Estatística, tem a sede em Catete.

Icolo e Bengo é, ainda, composto pelos (comunas) distritos urbanos de Bom Jesus do Cuanza, Cabiri, Cassoneca e Caculo Cahango, além da Urbanização do Zango 8000.

Localizado numa grande planície fértil entre os rios Bengo (ao Norte) e Cuanza (ao Sul), o município do Icolo e Bengo é, particularmente, abundante em fontes de água, sendo banhado por muitos rios, lagos e lagoas, chegando a ser chamado de "mesopotâmia de Angola”.

Dentre seus lagos e lagoas, destacam-se Quilunda, Quiminha, Tôa, Cauigia e Cabemba.

O termo Icolo e Bengo provém do termo da língua quimbundo "mu Ikolo ya Nbengo”, que significa "vale largo e extenso”, numa referência à grande planície fértil entre os rios Bengo e Cuanza, em que está localizado o território município.

Neste município, estão, também, alguns dos mais vitais polos agrícolas e pesqueiros da província de Luanda, incluindo a Mabuia e o destacado Pólo Agrícola da Quiminha, que já foi considerado maior projeto integrado de agricultura em Angola, que se beneficia da lagoa da Quiminha para irrigação.

Na zona da Quiminha e no restante do território icolense, produz-se importantes excedentes de mandioca, batata-doce, feijão, amendoim e gergelim.


 Requalificação da vila sede

O administrador do Icolo e Bengo confirmou a execução da requalificação da Vila de Catete, através do projecto "Tijolo, Cimento e Tinta”, a fim dar uma melhor imagem à região.

"Queremos dar um novo visual à vila. Nós não podemos aceitar que a imagem da região seja essa de muito capim, com inúmeras casas de adobo ou barro, e tantas outras inacabadas. Por isso, vamos trabalhar, arduamente, para mudar este cenário actual de Catete”, disse.

Nelson Funete garantiu que a Vila de Catete vai merecer a atenção de diversos departamentos ministeriais, para que o projeto seja cada vez mais evolutivo, fortalecido e reforçado.

A Vila de Catete corresponde um dos mais importantes pontos do distrito, ao destacar que se trata de uma zona de concentração turísticas, mas, também, de terra árida, uma vez que, apesar de o município ser banhado por dois rios e lagoas, nenhum deles passa pela sua sede.

Estes recursos hídricos, referiu o administrador, estão apenas localizados nos bairros de Cabala, Caxicane, Mazozo, Niguimbe e Lalama.

Catete já chegou a ser sede de Icolo e Bengo, localidades que pertenciam à província do Bengo. Há mais de cinco anos, a localidade passou a pertencer à Luanda.

Em Catete, encontram-se vários atractivos históricos, como o Centro Cultural Agostinho Neto.


Zango 8000 vai dispor de serviços mais próximos de moradores

A Urbanização do Zango 8000, no município de Icolo e Bengo, vai dispor de novos serviços, em breve. Trata-se um posto de saúde de referência, escolas e centro de atendimento do Serviço de Migração e Estrangeiro (SME).

O administrador municipal de Icolo e Bengo, Nelson Funete, anunciou que, dentro dessas acções, constam instituições bancárias, rede de supermercados, lojas de registo e do Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC).

Sobre o posto de saúde, explicou que a instituição começa a ser erguida neste ano e vai ter uma capacidade de 150 camas. Já as escolas vão dispor de 12 e sete salas de aula.

O administrador anunciou a criação de uma comissão municipal, com vista a implementação das agências bancárias de BAI, BIC e Sol, bem como dos serviços do SME.

Nelson Funete realçou que, dentro em breve, vai ser lançado a primeira pedra para a construção destes serviços.

Avançou que, em relação às creches públicas, não será possível usar as seis previstas, uma vez que algumas dessas instalações (creches) vão acolher os serviços acima referidos.

 

Construções ilegais com dias contados

O administrador do Icolo e Bengo considerou que muitas construções nas proximidades da urbanização são ilegais. Por isso, a Fiscalização vai acelerar o processo de identificação das mesmas, para que se tome alguma medida.

Quanto ao surgimento do bairro Santa Paciência, erguido após à construção da urbanização do Zango 8000, disse que já um plano urbanístico e, nos próximos dias, esta zona deixará de ser habitada, por estar na cabeceira do novo aeroporto internacional.

"Essas famílias vão sair desse bairro. Está tudo a ser feito junto do Executivo, para que as mesmas sejam acomodadas em ponto da província de Luanda”, disse o administrador.

 

Rodoviárias e luz eléctrica

Quanto às acções para este ano, Nelson Funete avançou que se prevê um plano estratégico para a fluidez do trânsito rodoviário, uma orientação do Executivo, no sentido de o Zango 8000 dispor de uma via alternativa, que liga a Estrada Nacional 230, passando pelo novo aeroporto.

"Já está a Área Técnica a trabalhar nesse plano, que, de alguma forma, vai trazer maior fluidez do trânsito e a população vai deixar de enfrentar os actuais transtornos para chegar à urbanização”, disse.

O responsável referiu-se, ainda, às obras de contenção das ravinas, que ameaçavam a urbanização, tendo considerado que as elas  decorrem de forma satisfatória.

Quanto à iluminação pública, o administrador disse que, recentemente, fez-se um levantamento com a Empresa Nacional de Electricidade (ENDE), para a manutenção regular e reposição da iluminação pública na via.

Por outro lado, frisou que está a ser construído um mercado no perímetro da urbanização. Este espaço comercial vai entrar em funcionamento no final do mês de Fevereiro.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Reportagem