Cultura

Icolo e Bengo é a próxima paragem do concurso musical

Analtino Santos

Jornalista

O concurso de descoberta de talentos “Luanda, Gentes e Música”, uma iniciativa da AF Produções e da Nossa Cena Produções, depois da consagração, na noite de sábado passado, de José Garcia Canhanga, que interpretou o tema “Tete”, uma composição de Dom Manix, na 6ª edição da gala, no Kilamba Kiaxi, tem o foco da próxima gala direccionado para o município de Icolo e Bengo.

13/09/2021  Última atualização 10H45
Adão Filipe, o mentor do projecto de descoberta de talentos © Fotografia por: DR
Adão Filipe, Idika Gregório e parte da equipa de produção como tem sido hábito começaram a preparar com antecedência, a gala a ser realizada no dia 18 deste mês, para dar a conhecer o vencedor e consequentemente o representante de Icolo e Bengo, na gala províncial.

A 6ª edição realizada no parque adjacente ao edifício E199, na urbanização Nova Vida, enquadrou-se nas celebrações do aniversário do município do Kilamba Kiaxi. Os adversários mais directos de José Canhanga, com "Teté”, foram os seguintes concorrentes: Salomão Adão e Irina Daniela Bumba, com as canções "Ngongo” e " Negritu-de”, criações próprias, diferente de "Teté”, uma composição de Dom Manix, muito presente em criações para o concurso "Luanda, Gente e Música”.

Participaram na última gala os concorrentes Analtina Constantio, com "Só comigo”, tema de Cidy Daniel, Cessara Jerónimo e Manuel Wine, com "Ngaterra” e "Cicy”, temas de autorias próprias. Já Narciso Ferreira e Teresa Cabonba, com "Malembe Malembe” e "Tava”, recorrerm a João Alexandre e Fedy, artistas consagrados no meio musical. Foi notória a aposta em temas que foram criando ao longo do percurso artístico. Noé Pinto, Rui Tomás e Joaquim Tomas, com "Kihiangui”, "Ussona” e "Saudade”, provaram esta tendência.

A 6ª edição da gala teve como músicos convidados o veterano Voto Gonçalves e Kanda. José Canhanga, em representação do Kilamba Kiaxi, junta-se aos vencedores das edições anteriores Sirius (Luanda), Mwana África (Viana), Trio Hermon (Belas), Samuel Guimarães (Talatona) e Duo Ximana (Cazenga).  

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura