Política

Huíla: Receitas locais disparam em mais de 120 por cento

Arão Martins | Lubango

Jornalista

A Administração Municipal do Lubango, Huíla, arrecadou 180,053 milhões de kwanzas em receitas locais, em 2020, um aumento de 123 por cento, em comparação com o ano de 2019, apesar dos efeitos económicos negativos da pandemia da Covid-19.

02/01/2021  Última atualização 11H55
© Fotografia por: DR

O administrador municipal do Lubango, Armando Vieira, que prestou a informação durante um acto de apresentação de cumprimentos de fim-de- ano, disse que o valor foi arrecadado na cobrança de taxas, como a de legalização de terrenos, venda nos mercados e publicidade.

 

"Em 2020, a Administração Municipal arrecadou em receitas locais o valor de 180.053.684,20 kwanzas, quando, em 2019, havia arrecadado 80.632.824,17 milhões, mais 123 por cento, não obstante aos constrangimentos derivados da Covid-19”, afirmou.

 

Armando Vieira defendeu que esta evolução reforça a meta das autoridades administrativas locais, de fazer com que a capital da Huíla ganhe, paulatinamente, o estatuto de município sustentável, à semelhança das grandes cidades do mundo.


"Queremos continuar a trabalhar para a melhoria dos diferentes indicadores socioeconómicos, visando a melhoria da oferta de serviços sociais básicos à população para a materialização das metas contidas no Plano de Desenvolvimento Nacional 2017-2022”, adiantou.


O administrador afirmou que, não obstante o quadro macroeconómico difícil gerado pela pandemia, foi possível implementar uma série de programas concernentes à melhoria da qualidade de vida dos munícipes, com destaque para o Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

 

De uma carteira de 21 projectos, oito foram concluídos, com a previsão de que os demais fiquem prontos até ao final do primeiro trimestre de 2021. Os projectos implementados no sector da Educação permitiram construir mais 58 salas de aula, estando 48 outras em fase de conclusão, ao mesmo tempo que, no domínio da Saúde, houve o aumento de 100 camas hospitalares.


A recolha de resíduos sólidos, sublinhou, passou a ser feita em melhores condições, com a aquisição de vários contentores e viaturas apropriadas. No sector da Energia, houve o aumento de 900 ligações domiciliares nos bairros do Cuawa e Tchavola.


Armando Vieira informou que o valor do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) para o município do Lubango, foi de 8 838 milhões de kwanzas, sendo 5.285 milhões de responsabilidade municipal e o restante será executado pelo Governo Provincial da Huíla.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política