Economia

Huíla expõe potencial na montra de negócios da Região Centro e Sul

Arão Martins / Benguela

Jornalista

O potencial da província da Huíla está, desde ontem, em exibição na Feira Internacional de Benguela.Os empresários agrupados na Associação Agropecuária, Industrial e Comercial do Lubango (AAPCIL) levaram soluções nos domínios do granito negro, rochas ornamentais, águas, charcutaria e imobiliária.

23/05/2024  Última atualização 13H15
Empresário Paulo Gaspar lidera comitiva da AAPCIL © Fotografia por: ARÃO MARTINS | EDIÇÕES NOVEMBRO | BENGUELA

O presidente da Associação Agropecuária, Industrial e Comercial do Lubango (AAPCIL), Paulo Gaspar, fez saber  que os empresários da Huíla estão localizados no pavilhão institucional do Governo Provincial da Huíla.

"Para nós, a FIB é uma feira muito importante porque acontece dois meses antes da Expo-Huíla que acontece todos os anos em Agosto”, disse, explicando que a FIB é sitio onde "podemos medir a pulsação da classe empresarial e o que se está a fazer de novo, para podermos, também, levar para a província da Huíla”.

De acordo com  Paulo Gaspar, os empresários da Huíla conseguem, normalmente, descobrir na FIB novas empresas, novos produtos para levar para a província.

"Dai que a nossa participação na FIB é sempre importante. Estivemos, estamos e vamos continuar a estar em todas as edições deste evento”, garantiu.

Paulo Gaspar destacou a importância do Corredor do Lobito para o país e não só.

Conforme afirmou, o Corredor do Lobito é uma mais valia para o sul de Angola, em particular, porque vai potenciar e de que maneira as trocas comerciais, inclusivé, dos empresários filiados na AAPCIL.

Para além de abrir a possibilidade dos países como a Zâmbia e a República Democrática do Congo (RDC), que estão sem saída directa para o mar, poderem exportar, esta plataforma (Corredor do Lobito) é uma mais-valia para os empresários, porque é também a entrada de divisas.

Segundo Paulo Gaspar, a Feira Internacional de Benguela (FIB) é para os empresários da Huíla uma oportunidade para a criação de novos negócios com base nas oportunidades do Corredor do Lobito.

Diplomacia

A Expo-Huíla acontece em Agosto, mas já está em preparação, pois, segundo Paulo Gaspar, cada edição inicia, após o termo da outra.

Para 2024, que vai decorrer em Agosto, o presidente da AAPCIL fez saber que o certame mantém a tradição de ser feito de empresário para empresário, lema por que se move todos os anos a organização do certame..

O presidente da AAPCIL garantiu que já se está a preparar o certame nos moldes internacionais com todo o rigor e transparência, acreditando que o objectivo é ter uma edição melhor que a do ano passado. Também garantiu a confirmação da presença de cerca de 90 por cento das participações pretendidas.

Os empresários da Huíla, de acordo com Paulo Gaspar, aproveitam, de igual modo, a presença no certame de Benguela, para reforçar contactos com parceiros, tendo em vista a realização em Agosto da segunda maior feira da região Sul do país, que a cidade do Lubango vai acolher.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia